Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Eleições Municipais 2024 – Entrevista com Antônio Mário Ortiz

Esta semana, a coluna teve a honra de conversar com o ex-prefeito Antônio Mário Ortiz Matos, na intenção de obter dele opinião sobre o momento atual em que vive a cidade, de crise na saúde e nos serviços públicos. Antônio Mário não negou seu ponto de vista e deu a seguinte entrevista ao Diário de Taubaté:

-DT- O sr. achou certo o ex-prefeito Ortiz Jr. ter trazido o HMUT para a administração municipal?
-A.M.O- Retroceder o HMUT para o município foi um tiro no pé. Quando o governo do Estado assume o custeio, não se toma o serviço de volta . É um grande rombo. Teria sido melhor construir um outro hospital, pequeno e moderno, para atender os munícipes, do que assumir o ônus do HMUT. Resultado: caos no atendimento hospitalar.

-DT-E ainda temos problemas com a iluminação pública, coleta de lixo domiciliar, limpeza pública… O sr. tem acompanhado tudo isto, não é?

A.M.O- Achei estranha a terceirização desses serviços, e por um prazo de 30 anos. Um contrato bilionário para fazer serviços que a Prefeitura fazia tão bem,por conta própria e gastando muito menos.

-DT- O prefeito atual recebeu uma Prefeitura bastante endividada. Só empréstimo do CADE é um grande problema.

-A.M.O- Tomar este empréstimo em dólar foi um erro estratégico. Só quem não acompanha o histórico das moedas no Brasil poderia acreditar que não haveria a disparada do dólar. Resultado: só na correção da moeda, pagaremos quase o dobro do valor contraído. Estou me esforçando para acreditar que foi apenas inocência.
Já, na atual administração, penso ter faltado conhecimento para combater a herança maldita e também na eleição das prioridades governamentais. O desastre era anunciado, mas a gastança continuou até que a Prefeitura ficou pendurada, como é notório.

-DT- O sr. já tem alguma pessoa que poderia indicar para concorrer às próximas eleições? Quem seria?

– A.M.O- Se a eleição fosse hoje, meu voto seria da Loreny. Ela tem muito preparo, visão administrativa e também estratégica para o desenvolvimento do município. Merece não só o voto como também meu esforço para ajudá-la a se eleger. Aliás, já estou fazendo isso.

(por Iára de Carvalho)