Esta é a quarta semana que o DT escreve sobre este assunto. A dificuldade pela qual passa a cidade, nos mais diversos setores, notadamente na Saúde, é que faz esse tema aparecer com tanta antecipação. Daqui a um ano e poucos dias, o destino de Taubaté deverá estar desenhado para os próximos quatro anos – 2025 a 2028.
Quem vai pegar esse touro à unha? Não vai ser fácil. Dívidas na Prefeitura, faltam investimentos em vários setores, cidade envelhecida, mal cuidada, sem inovação. Sem perspectiva e, pior, sem que apareçam nomes que podem dar uma cara nova, arejar o ambiente, entrar no presente –porque o futuro é um sonho longínquo.
Tudo indica que quem vai pegar o tal touro à unha será o ex-prefeito Ortiz Júnior. Se outros ventos soprarem, Loreny poderá levar a melhor – e a cidade, então, terá oxigênio suficiente para sacudir a roseira. A opinião acima é de um leitor/ eleitor, para quem o que prejudica Taubaté é o conservadorismo da população. Haja vista que Taubaté, até hoje, tem medo de comunista, pavor da esquerda e ainda se lembra dos Judas Iscariotes de um passado distante. “Não que a esquerda seja a melhor escolha, mas sair do lugar comum e sacudir o preconceito pode ser bom”, disse o interlocutor dessa coluna.
Esse mesmo interlocutor lamenta que nomes novos poderiam se apresentar, “mas esses bons nomes que a cidade tem não querem saber de política e preferem continuar cuidando da própria vida e negócios”. Nomes novos para uma lista de possíveis candidatos ainda não apareceram, a não ser o nome do ex-assessor de Ortiz Júnior, Johnny, filho do ex- diretor do GEIN, Geraldo de Oliveira, nome preferido por Ortiz pai e preterido por Ortiz Júnior e que hoje é secretário de Finanças da Prefeitura de Caçapava. (Por dissidência entre pai e filho, o filho preferiu apoiar Eduardo Cursino, que não emplacou). Por indicação desse interlocutor, o nome de André Saiki, ex-presidente da ACIT, foi lembrado. O DT pretende ouvir Saiki na próxima semana.
Nomes até agora escolhidos: Saud, Loreny, Ortiz Júnior, Pe. Afonso Lobato, Salvador Khuriyeh.