Novidade em Taubaté, sobre eleições municipais, não tem. Um paradoxo quando se pensa, como faz o DT, escrever uma coluna sobre isto, a cada semana. Nada mudou. São três candidatos das eleições passadas, que ainda estão numa lista de possíveis candidatos. Nomes confirmados, inclusive, por uma pesquisa da Paraná Pesquisas, patrocinada pela TV Band Vale, e divulgada no último dia 11, mostra que estão na lista Ortiz Júnior, Loreny e Saud.
Cada um apareceu, nesta pesquisa, respectivamente, com 7,4%, 3,3% e 1,1%. Apareceram também, Sérgio Víctor, João Vidal, Johnny. Dos entrevistados, 78,6% ainda não sabem e 7,5% votariam nulo ou em branco.
Na segunda fase da pesquisa, quando são apontados nomes, aparecem Ortiz Júnior, com 37,6%, Loreny com 20,3% Cap. Souza, com 13,2%, Saud com 5,4%, Salvador Khuriyeh com 5,1%, Vivi da Rádio com 3,8% e Sérgio Víctor com 1,8%. Outros nomes tiveram menos de 1%.
O que isto significa é que Taubaté vai eleger Ortiz Júnior de novo. Desde 1983, sua família está no poder, e Taubaté parece gostar. Loreny, entretanto, é um nome novo, de uma mulher empreendedora, e que pode renovar a política de Taubaté. Foi candidata a deputada, está como suplente e, o que não é pouca coisa, fez parte da equipe de transição do presidente Lula, que claramente escolheu membros que poderiam dar boa contribuição ao país naquele momento.
Se nada mudar, ou se mudar pouco, como parece que vai acontecer, ou surgir um santo novo nome que não seja em vão, o destino de Taubaté está traçado. Que arregassem as mãos e usem bem o gogó, para que não venham chorar depois. Mas quem escolhe é mesmo a maioria…Viva Taubaté!
____
por Iára de Carvalho