Obras de expansão e modernização da rede elétrica, novas agências de atendimento presencial e projetos com a comunidade estão entre os destaques
A EDP, Distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, investiu R$ 65 milhões na região entre os meses de janeiro e agosto de 2018. Com foco na expansão e modernização da rede elétrica, infraestrutura e atendimento, o valor investido é 48% maior do que no mesmo período de 2017.
Deste total, destacam-se os R$ 13 milhões direcionados à construção da subestação Mantiqueira, em Taubaté. As obras estão aceleradas e a estação será entregue em dezembro. Mais de 46 mil habitantes da cidade serão beneficiados.
Os recursos também foram usados para a implantação de 150 quilômetros de cabos de média e baixa tensão com tecnologia que permite maior proteção contra agentes externos, como vegetação, pipas e objetos lançados, principalmente em dias de temporais. Ao todo, entre janeiro e agosto, mais de 900 mil pessoas foram beneficiadas pelas melhorias.
Além das obras estruturais, a EDP investe em equipamentos que limitam os impactos de eventuais ocorrências, protegendo o sistema e restabelecendo rapidamente o serviço em caso de interrupção no fornecimento.
“Seguimos com a força constante do nosso trabalho para entregar um serviço cada vez mais seguro e confiável nas regiões onde atuamos. Nestes primeiros oito meses do ano, ficamos mais próximos dos nossos clientes, ouvindo as suas necessidades e agindo de acordo com a cultura EDP, usando Nossa Energia para Cuidar Sempre Melhor”, destaca Marney Antunes, diretor geral da Concessionária.
As ações realizadas no período foram planejadas e realizadas para que o sistema elétrico da Distribuidora possa acompanhar o desenvolvimento das cidades do Vale do Paraíba, além de trazer mais confiabilidade e qualidade ao serviço prestado aos consumidores da região.
Relacionamento com o cliente
A Concessionária também realizou melhorias na área de atendimento ao cliente. Entre elas, inaugurou novas agências em Pindamonhangaba e em Guaratinguetá, com espaço maior, integrando novas tecnologias e acolhimento com comodidade. Além disso, a agência de São José dos Campos permite, agora, uma experiência diferenciada aos clientes, por meio do autoatendimento com tablets. A utilização é orientada por uma atendente especializada, que apresenta a praticidade dos canais virtuais da Empresa.
Além das agências e do atendimento telefônico gratuito e 24 horas, a EDP também oferece seus serviços pela internet. Atualmente, são 58 opções disponibilizadas no portal EDP Online (www.edponline.com.br) e 20 oferecidas por meio do aplicativo, compatível com todas as plataformas de tablets e smartphones.
Ações com a comunidade
O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, à valorização da língua portuguesa, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.
No Vale do Paraíba, as iniciativas realizadas beneficiam atualmente 6 mil pessoas. Durante os primeiros oito meses destacam-se o apoio ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) e ao projeto Saberes do Vale, que preserva e dissemina saberes e fazeres tradicionais do Vale do Paraíba.
A Empresa também atua ao lado da comunidade, escolas e prefeituras, a partir dos projetos de Eficiência Energética. Entre janeiro e agosto foram realizados diversos programas, como o Boa Energia nas Escolas, Boa Energia na Comunidade, eficientização de unidades de atendimento da APAE e da Fazenda da Esperança (Guaratinguetá).
Além do estímulo ao uso seguro e racional da energia, a EDP incentiva a preservação dos recursos naturais por meio de substituição de equipamentos. No período, foram trocadas mais de 43 mil lâmpadas de maior consumo por LED, poupando 3.402 megawatts-hora (MWh/ano) de energia, o equivalente ao consumo médio anual de mais de 1.417 famílias.
Com os projetos de Eficiência Energética, entre janeiro e agosto foram investidos R$ 4 milhões na região.
Combate às fraudes de energia
A Companhia atua fortemente no combate às fraudes. Foram investidos R$ 2,6 milhões no tema no período, com inspeções das equipes especializadas em campo e em projetos de blindagem de medição e de telemedição, que permitem fazer a leitura à distância e disparam alarmes em casos de fraude e defeitos. Foram realizadas 23 mil inspeções no Vale do Paraíba, o que resultou na recuperação de mais de 5,6 mil megawatts-hora (MWh) irregulares, volume suficiente para abastecer um município com 33 mil habitantes por um mês.
O objetivo dessas ações é prevenir acidentes com as ligações que não atendem aos padrões e normas técnicas, garantindo assim a segurança da população e continuidade do serviço. É importante ressaltar que a fraude de energia é uma prática perigosa, causa interrupções e instabilidades no fornecimento de todos os clientes e aumenta o valor da fatura de energia para os consumidores regulares.