Distribuidora expandiu e modernizou o sistema elétrico regional; Operação especial para o período chuvoso tem reforço do efetivo e novas tecnologias aos canais de atendimento
A EDP, Distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, investiu R$ 64.4 milhões na região em 2019 com foco na expansão e modernização da rede elétrica, infraestrutura e atendimento aos seus consumidores. Em toda a área de concessão da Companhia em São Paulo, que também abrange Guarulhos, Alto Tietê e o Litoral Norte, foi investido mais de R$ 1 bilhão nos últimos quatro anos.
Estes aportes ampliam a confiabilidade do sistema, principalmente, para a chegada do período chuvoso, na qual a rede fica mais suscetível a impactos externos. Com foco nestes meses críticos, a EDP lança oficialmente hoje a Operação Verão 2019/2020, consolidando todo o trabalho realizado durante o ano e reforçando seu efetivo para as situações de emergência, com objetivo de minimizar o impacto do clima ao fornecimento de energia.
A previsão para este verão é de tempestades curtas com muita severidade, incluindo temporais com fortes chuvas, ventos e descargas atmosféricas em localidades concentradas.
Para o atendimento, serão mobilizados cerca de 900 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e gestores, que atuarão continuamente para reconstituir o sistema elétrico em caso de necessidade, além de recompor as redes danificadas.
Reforço e melhorias do sistema
Do total investido no ano, destaca-se a inauguração da subestação Vila Paiva, em São José dos Campos. As obras expandiram em 12% a capacidade do sistema energético da cidade, beneficiando diretamente o fornecimento de energia para a zona norte do município, para o Distrito de São Francisco Xavier e também à cidade de Monteiro Lobato, cerca de 78 mil clientes ou aproximadamente 270 mil habitantes.
Em Taubaté foi inaugurada a subestação Mantiqueira com 66 MVA de potência, com mais de 133 mil clientes beneficiados no município e na região do Vale Histórico, destaca-se a modernização da subestação Cachoeira Paulista, com a substituição de transformadores de potência e modernização de todo sistema de automação, proporcionando maior flexibilidade de operação para o fornecimento de energia. Também foram modernizados os sistemas de automação de outras cinco subestações nas cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, Jacareí e São José dos Campos.
Ao longo do período foram substituídos mais de 184 km de rede, instalados 49 religadores automáticos, que limitam o impacto das ocorrências com interrupção do fornecimento de energia, mais de 46 mil espaçadores de rede e substituídos 2 mil postes. Além disso, a vegetação, principal agente de impacto na rede elétrica, também recebeu atenção especial. Para o serviço de poda de árvores próximas à rede foram investidos R$ 4.8 milhões, visando equilibrar o meio ambiente local com a qualidade do fornecimento de energia. Neste trabalho, a EDP utiliza a tecnologia do tomógrafo ecológico (penetrógrafo), equipamento que auxilia no diagnóstico da saúde das árvores, ampliando a eficácia da poda da vegetação.
Outro destaque de tecnologia aplicada para a qualidade do serviço é o Drone SIAD-AERO (Sistema Autônomo-Cooperativo de Planejamento e Execução de Inspeção de Ativos de Energia), equipamento composto por uma plataforma integrada com sensores que geram imagens das redes elétricas por meio de voos e, a partir de algoritmos com uso de inteligência artificial, diagnosticam o melhor plano de manutenção das subestações e redes.
Este cenário de investimentos contínuos permitiu que a EDP atingisse excelentes indicadores de qualidade do serviço. Atualmente, o tempo médio que os clientes da EDP ficam com o abastecimento de energia interrompido é cerca de 40% menor do que a média nacional.
“Atuamos firmemente durante o ano para ampliar e modernizar o sistema elétrico da região, buscando a excelência no serviço prestado com a máxima eficiência. Agora, começamos a Operação Verão com ânimo total, reforçando nosso corpo de atendimento para minimizar o impacto das mudanças climáticas, com toda segurança e conforto aos nossos clientes”, destaca Marney Antunes, diretor geral da EDP.
Tecnologias no atendimento ao cliente
Atualmente, 97% das chamadas pelo Call Center da EDP são atendidos em até 30 segundos e para a Operação Verão o efetivo da central de atendimento será ampliado em mais de 20%. Entretanto, em momentos de grande volume de ocorrências como em dias de temporais pode haver congestionamento nas chamadas e, por isso, a EDP incorporou aos seus sistemas novas tecnologias de inteligência artificial nos canais de SMS e chat da agência virtual e aplicativo. Estes canais decodificam os textos escritos pelos clientes de forma automatizada, consultam a base de dados da Companhia e respondendo à demanda de forma mais ágil e eficiente.
Sem depender da central de atendimento telefônico, a solicitação do cliente relacionada a interrupção no fornecimento pode ser rapidamente registrada, enviando SMS para 28037, com a mensagem Falta Luz. Além disso, no portal www.edponline.com.br e pelo aplicativo EDP Online, está disponível um chat da Distribuidora para demandar serviços de forma bastante prática. Os canais são gratuitos e 24 horas.
Evento Operação Verão EDP 2019/2020
A EDP e outras instituições que atuam com operação diferenciada durante o período de chuvas apresentaram hoje em Guaratinguetá suas estratégicas de trabalho para a região do Vale do Paraíba. Além disso, durante o evento houve exposição de alguns equipamentos utilizados pela EDP na sua atuação, o drone SIAD-AERO e o tomógrafo ecológico (penetrógrafo).
Foram apresentados, ainda, o Caminhão da Boa Energia, laboratório itinerante da EDP que levou conhecimento de forma lúdica sobre segurança e eficiência energética para mais de 120 mil alunos de escolas da rede municipal de ensino da área de concessão nos últimos dois anos e a Unidade Móvel de Atendimento (UVA), que percorre as cidades em ações com a comunidade, para orientação e atendimento da população.
Reconhecimentos
O trabalho e investimentos contínuos permitiram que a EDP fosse reconhecida entre as quatro melhores empresas de distribuição de energia elétrica do país, na categoria Avaliação pelo Cliente do Prêmio ABRADEE 2019, concedido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, resultado obtido na competição com outras 32 empresas distribuidoras que fornecem energia elétrica para mais de 500 mil clientes.
A categoria na qual a EDP SP se destacou contempla o resultado do principal índice da pesquisa ABRADEE, o “ISQP – índice de Satisfação com a Qualidade Percebida”, que aponta o percentual de clientes que expressaram notas boas ou muito boas sobre a empresa. Outro destaque foi para o IAC – Índice de Aprovação do Cliente, que a EDP SP ficou como melhor avaliação do Brasil.
A Distribuidora também recebeu dois prêmios importantes neste ano relacionados ao atendimento com o cliente. Conquistou o 1ª lugar na categoria “Automação de Experiência do Cliente”, do Prêmio Smart Customer 2019 e o 2º lugar na categoria “Melhor Estratégia direcionada ao cidadão”, do Prêmio Cliente SA 2019. As premiações destacaram o projeto realizado em parceria com a empresa Atento, de modernização e transformação tecnológica que está em andamento para elevar a qualidade dos serviços realizados por meio do Contact Center.