Moradores do bairro Moreira Cesar receberão gratuitamente equipamentos para banhos mais econômicos, além de um kit de lâmpadas LED
Cerca de 500 Famílias de Pindamonhangaba serão contempladas com o projeto Boa Energia Solar, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, que tem como objetivo a utilização eficiente da energia elétrica, por meio da implantação de um sistema de aquecimento solar para o banho. O programa será lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 26.
A ação é fruto da parceria da EDP com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba. Serão beneficiadas famílias do conjunto habitacional Residencial Liberdade 3, no bairro Moreira Cesar, que também receberão um kit de lâmpadas LED, mais eficientes e de maior durabilidade. Estas iniciativas permitirão que os moradores utilizem a energia de forma mais racional e, consequentemente, traga economia na conta de luz.
Na maioria das residências, o chuveiro elétrico é o campeão de consumo de energia elétrica. Para se ter ideia, o equipamento pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. Pensando disso, a EDP realiza o projeto Boa Energia Solar, que prevê a substituição dos chuveiros elétricos por sistema de aquecimento solar (placas coletoras, reservatórios, chuveiros inteligentes e toda infraestrutura necessária).
“Com a implantação do projeto, a EDP visa combater o desperdício de energia elétrica e contribuir para a redução das contas de luz das famílias beneficiadas, além de diminuir a emissão de CO² e o aquecimento global”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.
Em 2017, mais de 300 famílias foram atendidas pelo programa na cidade.
Evento de lançamento para a comunidade
A Distribuidora realizará na quinta-feira (26), das 18h às 22h, o evento de lançamento do projeto com a comunidade. Com atividades abertas ao público, haverá palestras aos adultos e ações lúdicas para as crianças com a temática do melhor uso da energia elétrica. Os moradores também terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a conta de luz e a Tarifa Social, que pode proporcionar desconto de até 65% na fatura, dicas de segurança e orientação para o uso eficiente.
As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Distribuidora e são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL).