Search
sexta-feira 27 dezembro 2024
  • :
  • :

EDP anuncia investimentos para Taubaté e atribui queda de energia a eventualidades

Magali Neves, Alexandre Magno, Jessé Silva, Cleiton Mastumoto e Janailton Jumba – Crédito Foto: Fernanda Maria

A distribuidora de energia EDP anunciou, em audiência na Câmara de Taubaté, investimentos de R$30 milhões entre 2023 e 2024 e atribuiu queda de energia a problemas eventuais, como queda de árvores e rompimento de cabos, por exemplo. Dentro desses investimentos, uma nova estação deverá ser instalada no São Gonçalo a partir de 2023, ao custo de R$23 milhões, para atender aquela região.

A audiência aconteceu nesta quinta-feira, 10, por iniciativa do vereador Jessé Silva (PL), autor do requerimento 234/2022, de convocação. Na reunião, Jessé mencionou os problemas de fornecimento de energia, especialmente na zona rural. “Acredito que a capacidade da rede não está acompanhando o crescimento da cidade, haja vista inúmeros casos de queda de energia, principalmente zona rural, como no Paiol”, citou.

O gestor de operações da EDP, Cleiton Matsumoto, explicou que “à medida que os investimentos vão avançando, as melhorias vão chegando”. Ele tomou o exemplo do Paiol e explicou que, apesar do serviço de poda, algumas árvores de eucalipto caem e rompem a fiação, o que não pode ser previsto. No entanto, afirmou que há uma empresa especializada no serviço de poda, que segue normas técnicas padronizadas pela EDP.

Outros vereadores relataram problemas com a poda de árvores, instalação de postes em locais inadequados, ligações clandestinas e rede exposta. Participaram dos debates Alberto Barreto (PRTB), Boanerge (PTB), Douglas Carbonne (Republicanos), João Henrique Dentinho e Richardson da Padaria, do União, Marcelo Macedo e Paulo Miranda, do MDB, Neneca Luiz Henrique (PDT), Rodson Lima Bobi (PSDB) e Serginho (Progressistas).

O secretário de Serviços Públicos, Alexandre Magno, afirmou que a população deve registrar as ocorrências no atendimento da EDP e guardar o número do protocolo, para que a Agência Nacional de Energia (Aneel) tenha condições de monitorar a qualidade do serviço. A secretária de Meio Ambiente, Magali Neves, pediu apoio para a criação de um plano diretor de arborização municipal, para que a população faça o plantio ordenado de árvores.

O vídeo da audiência está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube, www.youtube.com/tvctaubate.