Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

E que venha 2020

Pois é, acabou 2019, e que venha 2020. Adeus ano velho, aliás, um ano estranho, né? Um ano em que se acentuou a polaridade ente dois ideais de governo, esquerda e direita, com discussões e acusações desnecessárias de ambas as partes.
Para mim o que importa é o Brasil e o povo Brasileiro.
Ano que se popularizou e enraizou as detestáveis, desprezíveis e inadequadas Fake News.
Ano em que o novo Presidente fez de tudo para consertar o país e erradicar a corrupção, essa praga que nos contamina e que tanta destruição causou ao nosso País.
Porém, apesar de sua vontade de se associar à uma imagem de correto, soubemos de escorregões de seus filhos. Hummm, pegou mal.
2019, ano em que o STF, instituição que mais deveríamos confiar, perdeu credibilidade e respeito junto ao povo, com populares xingando ministros do maior tribunal do país.
Ano em que a economia deu sinais de melhora, mas que os cuidados com o meio ambiente parecem ter sido deixados de lado. Tivemos o triste, e ainda sem explicação, caso do óleo que chegou as nossas costas, manchou nossas praias e matou aves, peixes, crustáceos e etc.
A barragem de Brumadinho se rompeu, em mais um absurdo desrespeito à vida humana, matando mais de 200 pessoas, além de animais e destruiu uma cidade e seu meio ambiente.
Queimadas na Amazônia, esse fato é lamentável, mas é a repetição do que ocorre todo ano.
Tragédias pelo mundo, quem não se lembra do triste incêndio na Catedral de Notre-Dame?
A máscara cai e a verdade vem à tona, João de Deus, réu? Quem esperava por essa?
Trouxemos a primeira Bienal Literária para Taubaté e foi um grande sucesso.
A atriz Fernanda Souza e o cantor Thiaguinho se separaram…mas, e daí? O problema é deles. Vamos cuidar da nossa vida.
Eita ano problemático, confuso, novamente não ganhei na loteria, continuei sem dinheiro e, para piorar, meu querido Tricolor continuou dando vexames, apesar da classificação para a libertadores. Porém, isso é pouco para o São Paulino acostumado a grandes títulos.
2019, o Flamengo ganhou o Rio, ganhou o Brasil, ganhou a América e encarou de igual para igual um dos gigantes europeus. Não ganhou o mundial, é verdade, mas perdeu nos detalhes, na prorrogação e saiu com o peito estufado. Os jogadores sabem que honraram a camisa rubro negra e o Brasil? Ah, a seleção Brasileira ganhou a copa do mundo sub-17 com uma emocionante vitória de virada nos últimos minutos, sobre o México. Parabéns para os garotos.
Ano que tivemos (como todos os anos) tragédias e sofremos grandes perdas. Gente muito boa foi alegrar o céu.
Mas, não foram só tristezas, tive alegrias também lancei meu primeiro livro infantil – Billy, o cavalinho voador – e fui eleito, com muito orgulho, presidente da AVLA – Academia Valeparaibana de Letras e Artes – para o biênio 2020/2021. E termino o ano com o significativo e prazeroso número de 85 artigos no Diário de Taubaté. Muita gratidão ao Jornal.
E que venha 2020.
É hora de traçar os tradicionais objetivos e refazer velhas promessas…vou fazer dieta, vou caminhar, correr, nadar…, vou casar (hummm? Quer isso mesmo? Eu não!!!), trocar de emprego e comprar um carro, certo?
E aí vão meus desejos…Uma grande gestão na Academia de Letras, lançar o quarto livro e ganhar na loteria, Ah, as minhas promessas? Caminhar todo dia, ou melhor, cinco vezes por semana, não, três vezes por semana. E agora é sério. É a quadragésima tentativa, mas agora vai…rsrsrs…
E que venham mais 85 crônicas!
E que venham os bons ventos de 2020!