Search
sexta-feira 29 novembro 2024
  • :
  • :

Dom Antônio Affonso de Miranda (1920-2021), está nos braços de Deus Pai! Uma vida entregue ao serviço de Deus e da Igreja! O Senhor o receba na sua glória!

Dom Antônio, zeloso pastor, em toda seu longo ministério procurou dar pleno cumprimento aos desígnios de Deus. Incontáveis pessoas se beneficiaram do seu incansável apostolado. Doou-se na missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Deixou um rastro de paz e de bem por onde passou, sabendo que não se caminha só, mas com Cristo seu Senhor. Intrépido pastor, que no seu ministério eclesial se revelou autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo, a todos apontando a senda da verdade, na caridade e do serviço à comunidade em permanente atenção pelos mais desfavorecidos. É preciso recordar os valiosos serviços por ele prestados à Igreja com grande solicitude pastoral.

Preocupou-se pelo respeito por cada pessoa, pelo bem da comunidade da Igreja e, sobretudo, por conservar viva a fé no coração dos homens e mulheres. Um grande intelectual, autor de várias obras. Dotado de grande eloquência sacra. Colocou seus dons á serviço do Evangelho. Teve um testemunho espiritualmente fecundo. Com generosidade conduziu pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado. Homem de estudo, grande homem espiritual e pastor intensamente dedicado ao serviço da Igreja, onde quer que tenha sido chamado.

Atento às necessidades dos fiéis, cheio de coragem e determinação. Tinha uma paixão missionária que fez crescer no coração dos fiéis o amor a Jesus Cristo e à sua Igreja. Com 101 anos de idade, completado no dia 14 de abril, Dom Antônio era o bispo mais idoso do Brasil.

Na última etapa da vida foi muito provado pelo sofrimento, que aceitou com serenidade de espírito. Também nesta provação permaneceu testemunha fiel da confiança na bondade e na misericórdia de Deus. Continuará assim na memória e na oração de todos os que o conheceram. O Senhor o receba na sua glória.

A minha admiração e fraternal amizade que se torna oração. Invocando junto com o Divino Mestre o prêmio reservado aos seus discípulos fiéis. Graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor, fervorosas preces para que Deus o acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel.

O Senhor da vida, na sua bondade misericordiosa, o introduza na pátria celeste e lhe conceda o prêmio preparado aos servidores do Evangelho.

Por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, o apoio da esperança cristã e a terna consolação divina.

Sempre unidos na adesão a Cristo Ressuscitado, fonte de esperança e de paz. Dou graças à Providência Divina porque pude conhecê-lo e privar da sua fraternal amizade. Iesu, in te confido! (Jesus, confio em ti!).

Senhor Jesus lhe conceda a coroa da glória que não perece! (Prof. José Pereira da Silva)