Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Direito Animal em foco – Taubaté não quer carroça nas ruas

Estamos há muitos anos, desde 2010, tentando articular com a prefeitura a extinção das vta’s, veículos de tração animal. *No inquérito civil juntamos provas robustas dos maus tratos*, de quanto esses carroceiros exploram as vidas desses animais.
Em 2019 houve uma tentativa política de regulamentar a atividade através de lei, mas a prefeitura nunca deu conta de fiscalizar e os próprios carroceiros preferem viver na clandestinidade.
O TAC foi exaustivamente discutido, e depois de assinado, a prefeitura divulgou, orientou, chamou para cursos, colocou as pessoas nos programas de ajuda do governo. Várias vezes foram feitas blitz nas ruas da cidade, para orientar os carroceiros durante UM ANO INTEIRO, houve tempo suficiente para eles se adequarem à nova realidade.
A prefeitura já quase eliminou as carroças na área central, e agora diante de um movimento POLÍTICO do presidente da Câmara que almeja exclusivamente os votos dessas pessoas, criou o plano que é conseguir a prorrogação e depois deixar a coisa cair no esquecimento, novo prefeito, nova administração em 2025 e tudo continuará como antes.
Não podemos permitir de forma nenhuma que as carroças retornem para as ruas, Taubaté é uma cidade grande e esses veículos causam transtornos na mobilidade, além dos animais trabalharem, exaustos e machucados.