Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

Direito Animal em foco – Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental

Essa semana fui convidada para participar da instalação das placas informativas e educativas sobre o Programa Vizinhança Solidária Ambiental nas praias da Tabatinga e Mococa.
O programa é Desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com a Sociedade Civil, com apoio do IBAMA, Fundação Florestal, ONG Ceepam e Associação Caraguatás Ambiental, o evento contou com a participação de diversas autoridades.

O projeto estabelece uma iniciativa pioneira no país, adaptando a experiência da “Vizinhança Solidária” em áreas urbanas para atender às necessidades das bacias hidrográficas dos rios Mococa e Tabatinga, que são de alta relevância em termos de biodiversidade e de recursos hídricos em Caraguatatuba.
O evento foi conduzido por Eduardo Leduc, responsável pela Ong Ceepam, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união neste processo. “É um projeto que começou há um ano e se consolidou. Isso foi possível graças ao elo entre as autoridades e os esforços conjuntos que tornam o programa possível”, comentou.

O comandante da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba Capitão Carlos Magno foi uma das autoridades presentes que abordou a relevância do projeto na cidade e no país. “Esse é passo importante em prol da segurança e do meio ambiente, visto que o programa Vizinhança Solidária Ambiental é o primeiro do Brasil. O objetivo é fortalecer nossa luta contra a invasão de área, contra ações de desmatamento ilegais, e mais do que tudo precisamos da colaboração e participação ativada na nossa comunidade. Só assim trabalharemos de forma ainda mais efetiva. “

Entre os objetivos traçados com a ação, evitar a comercialização e ocupação irregular de áreas, proteger o patrimônio natural, bem como desenvolver a conscientização sobre a importância da biodiversidade da Mata Atlântica.
O programa contemplou a instalação de placas informativas e contará com monitoramento por imagens, bem como a vigilância de membros da comunidade. É previsto atividades educacionais nos diversos ecossistemas das localidades com intuito de preservar a região e sua biodiversidade.

No país, existe a ‘Vigilância Solidária’, criada pela Polícia Militar, cujo os fundamentos vem da “Polícia Comunitária”, criada no Japão e que já é conhecida em mais de 250 municípios no estado de São Paulo e tem se mostrado eficiente na redução de atos ilícitos e práticas criminosas em geral. A expectativa é alcançar grandes feitos com o projeto ambiental da vizinhança solidária, também fortalecendo ações contra a criminalidade.

Participaram da solenidade de instalação das placas, as autoridades do município de Caraguatatuba, por parte da secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, representantes da Polícia Ambiental, Capitão PM Carlos Magno e Tenente Coronel Marco Aurélio, a Fundação Florestal/Parque Estadual da Serra do Mar, representada por Miguel Nema, o IBAMA por Hugo Schaedler, representantes da CFB, SABESP e da Sociedade Civil da região, entre outras autoridades que tornaram o programa possível.