Search
domingo 29 dezembro 2024
  • :
  • :

Direito Animal em foco – Caso da Capivara Filó

Para quem ama e respeita os animais, a floresta e os humanos como eu, essa noite foi muito angustiante. Tenho amor especial pelas capivaras, todos sabem quantas já resgatamos.
Todos acompanharam o caso da capivara Filó nas redes sociais, a capivarinha que vive no interior do Amazonas em meio a floresta e que é criada pelo meu xará Agenor Tupinambá.

Eu refleti muito sobre tudo. Eu defendo animais silvestres em vida livre. Eu defendo que os animais têm direitos de viver de acordo com seus hábitos mais intrínsecos, ou seja, crescer com a família, acasalar muito, e morrer na floresta, sem a menor interferência humana. Eu sou terminantemente contra a domesticação de animais silvestres, é crime, e como crime deve ser tratado.

No Brasil são 35 MILHÕES!!! de animais mortos e caçados por traficantes para comércio ilegal. Não existe animal legalizado, a “fonte” é sempre de caça e abandono. De famílias destruídas.
Mas no caso da Filó o juiz utilizou o bom senso na sentença, não é ela que vive com o Agenor, é o Agenor que vive dentro da floresta amazônica. A casa dele é de madeira em cima do rio…..ela tem livre acesso. É uma situação totalmente diversa, atípica. A sentença está irretocável.

Eu não gosto dos vídeos dele colocando laços e óculos na Filó, dando banho de shampoo e ele errou muito por isso. Como um influenciador digital, ele tem responsabilidades, ele incentiva outras pessoas à terem animais silvestres, ou seja mais famílias caçadas e destruídas por traficantes, entendem? Mais bioma destruído !! Já tem mulher louca postando no tiktok capivara adulta dentro de apartamento. Percebem a responsabilidade da atitude dele? E outra eu olhei bem a página dele, ele é da pecuária, cria porcos, búfalos, aves, produz leite, ele vive da exploração dos animais. Está la para quem quiser ver, ele não é um protetor vegano da floresta.

Com relação às condições do Cetas- Manaus do Ibama para onde a Filo foi levada, eu desejo força ao meu amigo Presidente do órgão Rodrigo Agostinho que pegou um Ibama “onde a boiada literalmente passou por cima” e agora que o Ibama volta com força ele precisará de nosso apoio e de todas autoridades para que receba verba e levante o Cetas de todo o país. Inclusive ele já estava com esse levantamento das condições das unidades em mãos qd estivemos juntos.

Os animais merecem o melhor. Tenho certeza que esse caso vai ajudar o Ministério do Meio Ambiente à reestruturar o órgão, o Brasil precisa do IBAMA forte e pungente como ele sempre foi explodindo criminosos traficantes, madeireiros. Meu respeito máximo ao IBAMA.

Desejo vida longa à Filó, já que infelizmente ela nunca será uma mamãe como essa capivara da foto. Parabéns ao juiz Dr Marcio Cavalcanti da Vara Federal de Manaus, e à querida Dra Jéssica, minha colega, advogada animalista.