O Rio Grande do Sul enfrenta chuvas e enchentes desde o último sábado (27) que causaram pelo menos 21 mortes, segundo números contabilizados pelo UOL. Buscas são feitas por 21 pessoas desaparecidas em cinco cidades.
Nesta quinta-feira (2), equipes de bombeiros e da Defesa Civil fizeram o resgate de famílias e seus animais nas cidades atingidas pelas chuvas.
Estado de calamidade
O governador Eduardo Leite (PSDB) decretou estado de calamidade pública no estado. As chuvas e enchentes foram classificadas como desastres de nível 3 — “caracterizados por danos e prejuízos elevados”.
O decreto tem um prazo de 180 dias. “A situação de anormalidade declarada em âmbito estadual por este Decreto, não obsta o início ou o prosseguimento da declaração em âmbito local pelos Municípios, que poderão avaliadas e homologadas pelo estado”, diz o texto.
Rio Grande do Sul tem ao menos 21 mortes pelas chuvas. Os óbitos foram registrados contabilizados pelo UOL com base em informações disponibilizadas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Há 21 desaparecidos em cinco cidades. São elas: Candelária (8), Encantado (6), Roca Sales (4), São Vendelino (2) e Passa Sete (1).
(Fonte UOL)