Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Diminua a dor alheia

É incrível como a dor aproxima as pessoas! Quando você passa por qualquer tipo de sofrimento adquire certa sensibilidade que até então não tinha. Você começa a ver a vida de outra forma, entende as pessoas de um modo mais humano e se torna solidário com a dor alheia.
Parece que todos que passam por uma experiência dolorosa falam a mesma linguagem e se comunicam de um mesmo modo, tanto através da expressão verbal como da corporal. Quando você está sofrendo avalia facilmente o semelhante de quem também sofre. Não sabe bem se pelos ombros caídos; pelo olhar distante, quase desesperançado e sem brilho; pela tristeza que fica estampada no rosto ou pelo andar desanimado, enfim, só sabe que esse alguém está sentindo dor tanto quanto você está ou já esteve um dia.
Como faz parte do ser humano ser prestativo, você sente vontade de ajudar. Então se abre mais para quem precisa de ajuda. Tal atitude faz você perceber que não é o único que sofre no mundo, você percebe que tem gente que está em situação bem pior que a sua. Você começa a prestar mais atenção e vê que existem dezenas de pessoas com as quais convive diariamente que também passam por problemas muitas vezes até maiores que os seus. São pessoas que esperam encontrar compreensão e solidariedade de sua parte.
Por isso, faça o que puder para diminuir a dor alheia, mas não estranhe se a sua própria dor começar a diminuir com tal atitude. Isso acontece porque quando estamos preocupados com o outro, nós deixamos de nos preocupar com o nosso próprio sofrimento e isso faz muita diferença na maneira como encaramos nossas dificuldades. Portanto, seja solidário com as pessoas que a vida coloca diante de você, e dentro de suas possibilidades, faça a sua parte! Isso vai fazer muito bem a si mesmo!