Search
domingo 22 dezembro 2024
  • :
  • :

Diálogos sobre a Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba do Sul serão retomados via Internet

Encontros denominados “Dedim de Prosa” serão virtuais e abertos à participação de toda a comunidade que poderá opinar sobre o assunto

Uma nova fase no debate sobre o futuro da Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba do Sul se inicia na próxima semana com a realização de três encontros virtuais, denominados “Dedim de Prosa”. As reuniões serão abertas à comunidade regional que poderá apresentar propostas e opinar sobre o futuro Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS), que está sendo elaborado pela equipe técnica do Instituto H&H Fauser, em parceria com o Instituto Chão Caipira.

“A pandemia nos levou a se adaptar às circunstâncias e o uso da Internet foi a solução encontrada para dialogar com a sociedade”, afirma a coordenadora do projeto, Amely Fauser. Os encontros virtuais serão realizados nos dias 16 e 20 de junho, abertos àqueles que já participaram da primeira fase e à comunidade.

Segundo Amely, uma das reuniões foi marcada para o sábado, dia 20 de junho, para permitir a participação das pessoas que não teriam possibilidade de participar do encontro durante a semana. Também no dia 18 de junho, será feita uma reunião especifica para as organizações da sociedade civil, universidades, coletivos e institutos de pesquisa.

Os “Dedim de Prosa”, uma versão adaptada do “World Café”, metodologia de conversa em grupo, criada em 1995 na Califórnia (EUA), já foram realizados presencialmente, em sete cidades da Bacia, na primeira fase do projeto, quando foram colhidos dados e informações sobre a atual situação da Educação Ambiental no território, para elaboração de um diagnóstico.

PEAMS
O PEAMS, que teve início em outubro do ano passado, deverá orientar as diretrizes de atuação e até de financiamentos públicos no âmbito da Educação Ambiental na Bacia do Rio Paraíba. O projeto é de iniciativa do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), através da sua Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CTEAMS), com financiamento do Fehidro. O Instituto H&H Fauser é o executor do projeto, enquanto o Instituto Chão Caipira é o tomador do recurso.

“O Plano precisa ser participativo e ouvir os atores que atuam no território e o que a própria comunidade tem a propor”, afirma o educador ambiental e membro da equipe técnica, Renê Costa. Além dos “Dedim de Prosa” e das visitas que foram feitas aos 34 municípios da Bacia, também é possível opinar sobre as prioridades do PEAMS através da plataforma digital www.rioparahyba.com.br.

QUEM SOMOS
Instituto H&H Fauser – Sediado em Paraibuna (SP), tem como objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável; a conservação do meio ambiente; a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Atua por meio de ações diretas, como programas de capacitação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas nas suas áreas de atuação, e por meio de apoio a ações de comunidades e de outras organizações da sociedade civil e órgãos públicos.

Instituto Chão Caipira – O Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria” é uma organização da sociedade civil criada em 1º de abril de 2010, pelo jornalista, culinarista e pesquisador João Evangelista de Faria, conhecido como João Rural. Seu objetivo é trabalhar pela preservação e o fomento da cultura caipira, desenvolvendo eventos, publicações, pesquisas, vídeos e ações de apoio a estudantes e à comunidade.