Vacinação é a forma mais eficaz de evitar a doença
Hoje, dia 24 de abril é comemorado o Dia Mundial de Combate à Meningite, data que tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da doença. Muito comum nessa época do ano ela é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, que pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, é transmitida pelas vias respiratórias, por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta.
Causada pelas bactérias Streptococcus Pneumoniae, Haemophilus Influenzae e Neisseria Mengitidis, a meningite bacteriana tem maior incidência no inverno. Ela é considerada a forma mais grave da doença e necessita de internação hospitalar, tratamento com antibióticos e exames de controle.
“Entre os motivos que podem provocar o aumento de casos pode estar a falta de vacinação. Atualmente, existem muitas vacinas que previnem a doença e algumas estão disponíveis na rede pública”, explica o médico pediatra do Hospital Pró-Infância, Dr. Wanderson Prado Leite.
Já a meningite causada por vírus é menos agressiva, e tem taxa de mortalidade mais baixa, mais comum em crianças, costuma evoluir rapidamente, sem complicações e sem necessidade de tratamento específico.
Como se prevenir contra a Meningite
A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. Ela é indicada a partir dos três meses de idade, com contraindicação apenas em casos específicos de alguma outra doença. “É possível realizar a prevenção ou evitar a forma grave da doença por meio da imunização com a vacina acwy. Trabalhamos com essa vacina há mais de cinco anos e as queixas de efeito colateral são apenas relacionadas à dor no local da aplicação, embora ela também possa causar febre, tontura dor de cabeça e no corpo”, orienta a enfermeira Fernanda da Silveira, enfermeira do Centro de Vacinas do Hospital Pró Infância.
O Centro de Vacinação do Hospital Pró-Infância disponibiliza as vacinas contra a Meningite Bacteriana (Meningo B) e Meningites Virais (Meningo ACWY). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
O médico pediatra do Hospital Pró-Infância explica que além da vacinação existem outros cuidados que devem ser tomados. “Evitar locais fechados ou aglomerados, higienizar as mãos, alimentar-se bem com legumes, frutas, verduras, carnes, cereais, etc.”, orienta.
Sintomas da meningite
Dificuldade de mamar, irritabilidade, apatia, choro incontrolável e rigidez do corpo são os principais sintomas em crianças. Já os adultos devem ficar atentos ao sentir rigidez na nuca, vômito e febre.
“Ao detectarmos os sintomas da meningite, é realizado um exame com a coleta do liquor, procedimento médico feito por punção lombar”, explica Fernanda da Silveira, enfermeira do Centro de Vacinas do Hospital Pró Infância.