Roupas, calçados e cosméticos devem ser os itens preferidos na hora de presentear
As vendas do comércio varejista na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer 8% em agosto, mês do Dia dos Pais, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região).
.As expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano e se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 4,4 bilhões será o maior para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008. Vale destacar que esse crescimento se dará sobre uma base forte de comparação já que em agosto de 2021, as vendas do varejo na região exibiram alta de 9,9% em relação a 2020.
O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre, mas o seu impacto sobre o varejo é bem menor quando comparado ao Dia das Mães ou Namorados. Para o Sincovat, cinco atividades podem se beneficiar nesta data: farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção (por conta das ferramentas) e supermercados.
“Apesar de movimentar alguns setores específicos, a data abre um importante calendário do segundo semestre. Depois do Dia dos Pais, temos o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Um aumento de 8% nas vendas será um bom termômetro para o final de ano”, comenta o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.
As projeções otimistas estão baseadas, principalmente, nas sucessivas e significativas quedas da taxa de desemprego e pelo ritmo acelerado de geração de empregos com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir. Além disso, será o primeiro mês de pagamento do Auxílio-Brasil no novo valor de
R$ 600,00, além do Vale Gás cujo valor também foi reajustado. O calendário de pagamentos se inicia em 9 de agosto, antes do Dia dos Pais. Outro fato recente é a redução do preço dos combustíveis que traz um alívio para o orçamento doméstico.
Presentes mais caros – Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial. Com base nas informações da pesquisa referentes à Região Metropolitana de São Paulo, mas que podem ser replicados para a região do Vale do Paraíba, o Sincovat fez um levantamento para saber quais dos itens preferidos na hora de presentear ficaram mais baratos ou mais caros em relação ao Dia dos Pais do ano passado.
A má notícia para os filhos é que todos os itens selecionados subiram de preço. Da lista, o item mais atrativo é o perfume, que apesar do preço ter subido 1,88%, está abaixo da inflação geral acumulada nos últimos 12 meses, de 11,57%. Outro item cujo aumento de preço foi inferior ao índice geral é o relógio de pulso (+11,18%).
Por outro lado, itens de vestuário e calçados, normalmente os preferidos na hora de presentear, subiram acima da inflação: calça comprida masculina (+21,93%), bermuda masculina (+19%), camisa/camiseta masculina (+20,96%), sapato masculino (+17,96%) e tênis (+18,34%).
Os filhos que optarem por levar o pai para almoçar fora ou para uma viagem/atividade de lazer também vão gastar mais que no ano passado. O preço da refeição fora de casa subiu 11,22%, o do cafezinho avançou 14,33% e da cerveja, 10%. Quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 14,15% a mais do que ano passado. Por fim, no caso de viagens, os preços avançaram nos seguintes percentuais: Hospedagem (+22,25%), Pacote Turístico (+26,17%), Passagem Aérea (+91,31%) e Ônibus Interestadual (17,38%).