Search
quinta-feira 13 março 2025
  • :
  • :

Dia do Consumidor deve movimentar o comércio da região

Varejo pretende transformar a data em “Black Friday” do 1º semestre

O Dia do Consumidor, comemorado no próximo sábado, 15 de março, se tornou a primeira data comemorativa do ano para o calendário varejista. O dia surgiu com o objetivo de reforçar os direitos dos consumidores, mas nos últimos anos tem sido aproveitado aqui no Brasil, principalmente pelo comércio eletrônico, para alavancar as vendas.

De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), os lojistas devem promover diversos descontos para atrair os clientes.

“Nós sabemos que os primeiros meses do ano são complicados para os consumidores, já que ficam sobrecarregados com as contas como IPTU, IPVA, fatura do cartão de crédito das compras de Natal e, para quem tem filhos ainda tem o material escolar. Cabe ao comércio fazer as promoções e aproveitar as campanhas, como o Dia do Consumidor”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

No ano passado, para se ter uma ideia do apelo da data, a média diária de vendas da 1ª quinzena de março no comércio eletrônico foi de R$ 447,2 milhões, saltando para R$ 602,8 milhões no dia 15, uma alta de 34,7%.

“O comércio eletrônico sabe explorar muito bem essas datas. Mas acreditamos que as lojas físicas também podem aproveitar e transformar esse dia na “Black Friday” do 1º semestre”, comenta o presidente do Sincovat.