O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,7% sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com o Balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As comercializações à vista cresceram 2,9%, enquanto as transações a prazo subiram apenas 0,5%.
“São números tímidos, que inclusive ficaram abaixo da nossa projeção de 2% para as vendas de Dia das Mães. Contudo, é importante ressaltar que a data comercial do ano passado foi muito impactada pela Copa do Mundo. As pessoas compraram TVs, sofás, raques e outros tipos de bens duráveis para as mães, pensando na Seleção. Nesse ano, não existiu essa motivação. Muito pelo contrário, o consumidor está cauteloso e investiu em presentes de menor valor”, analisa Marcel Solimeo, economista da ACSP.
“Nesse Dia das Mães, elas ganharam presentes para elas mesmas, enquanto que no ano passado muitas receberam presentes para o lar. Essa é a síntese”, declara.
Ele observa, contudo, que os números da quinzena não podem ser projetados para o restante do mês, pois a greve dos caminhoneiros provocou um desabastecimento muito grandes nos dez últimos dias de maio do ano passado, o que criou uma base fraca de comparação. “Além disso, o frio não chegou à capital até o final dessa quinzena. Se as temperaturas baixas do momento continuarem até o fim do mês, possivelmente os dados irão melhorar”, comenta Solimeo.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.