Segundo Sincovat, vendas devem crescer 13% com relação a 2021
O Dia das Mães é principal data comemorativa do primeiro semestre para o comércio varejista. Este ano será comemorado no dia 8 de maio e promete movimentar as lojas e os restaurantes da RM Vale. De acordo com o Sincovat – Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região, as vendas devem crescer 13% com relação a 2021.
Com o fim das restrições impostas pela pandemia do coronavírus e a “volta ao normal”, o desejo de celebrar a data em família após 2 anos deve aumentar. Com isso, além dos presentes, o almoço vai reunir mais pessoas, acrescendo o consumo em supermercados, açougues e padarias.
A procura pelos restaurantes também vai subir – cerca de 20% com relação ao ano passado. “É a segunda melhor data do ano para diversos setores, ficando atrás apenas do Natal, e é a primeira sem tanta preocupação com a pandemia, uma vez que até o uso de máscaras deixou de ser obrigatório. Essa sensação de normalidade vai ajudar nas vendas”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.
No comércio, o movimento vai ser grande na primeira semana de maio. As compras parceladas devem prevalecer. Entre os produtos mais procurados devem estar roupas, seguido de calçados, perfumes, flores, chocolates, cremes hidratantes, eletrodomésticos e acessórios.
Para atender os consumidores, os lojistas poderão estender o horário de funcionamento na sexta dia 06 e sábado dia 07 de maio, das 7 às 23 horas. “Esperamos uma semana bem movimentada e, a partir dai, um 2022 igual a 2019, recuperando as vendas e os empregos que perdemos no comércio e no setor de serviços durante essa pandemia “, comenta Dan.