Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Detentos fazem rebelião em presídio de Tremembé

O governo do estado de São Paulo confirmou na noite desta segunda-feira (16) que estão em andamento rebeliões em quatro presídios do estado: nos centros de progressão penitenciária de Mongaguá, no litoral; de Tremembé (Vale do Paraíba), de Porto Feliz, e de Mirandópolis. Houve fuga de presos em Mongaguá – o governo do estado ainda está averiguando o número de detentos que fugiram.

Em Tremembé os detentos iniciaram rebelião no final da tarde no presídio Dr. Edgar Magalhães Noronha (Pemano). Alguns presos foram capturados e levados de volta à penitenciária. Até o fechando desta matéria não foi totalizado o número de presos em fuga.

Escolas  e estabelecimentos encerram as atividades mais cedo e os cuidados de segurança devem ser redobrados na região.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), as rebeliões ocorrem devido à suspensão da saída temporária, agendada para o mês de março, que ocorreria nesta terça-feira (17). O benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto.

“A medida foi necessária pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados”, disse a secretaria em nota.