Secretaria de segurança pública afirma que articulação do parlamentar acelerou as providências para adoção da medida
O deputado estadual Padre Afonso Lobato foi informado nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública, que a unificação dos boletins de ocorrência hoje elaborados separadamente pelas polícias civil e militar, já se encontra em estudos e deve ser adotada para simplificar o registro pelo cidadão, de crimes e outras ocorrências policiais.
O documento enviado ao parlamentar pelo delegado geral adjunto de Polícia, Eduardo Augusto Paglione, é uma resposta à Indicação n.º 2.750/2021 protocolada por ele na Assembleia Legislativa em junho último, e a um ofício enviado à Secretaria, sugerindo a adoção da medida. Segundo o delegado, a articulação feita por Padre Afonso “corroborou” e agilizou as providências que vinham sendo tomadas.
Os pedidos ocorreram após Padre Afonso ter ouvido do tenente-coronel Ricardo Ivo Gobbo comandante do 5º Batalhão da Policia Militar, em Taubaté, sobre a importância dessa medida. “Numa audiência que tivemos com o comandante no mês de maio, juntamente com vereadores dos municípios do Alto Paraíba, assumi esse compromisso de acelerar essa providência que em muito beneficia a população e facilita o trabalho das polícias”, disse.
Esse procedimento, segundo justifica ele, já é adotado em outros estados, como no Paraná e mais recentemente em Santa Catarina, o que já comprovou ser uma prática que facilita e desburocratiza o registro dos atendimentos policiais e reduz significativamente os casos de subnotificação de crimes.
“Além disso, vai evitar deslocamentos desnecessários do cidadão à delegacia, para simples registro de fato que já tenha sido atendido pela Polícia Militar, por exemplo”, diz Padre Afonso.
ANÁLISE
O pedido de Padre Afonso foi analisado pelo Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil (DAP) que requerido para se manifestar, apontou que já estão sendo realizados testes para extração automática de dados estatísticos, a partir do sistema de Registro Digital de Ocorrência (RDO), com vistas à substituição gradativa da coleta manual.
Já o Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), por meio da Divisão de Tecnologia da Informação, destacou que uma das funcionalidades do Sistema de Polícia Judiciária é integrar os registros da Polícia Militar ao banco de dados da Polícia Civil, possibilitando a geração de um único registro de ocorrência.