Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Deputado Danilo Balas denuncia obras paradas no AME da cidade de Taubaté

Após fiscalizar o local, o parlamentar afirmou que tomará as medidas cabíveis junto ao Ministério Público do Estado
Os moradores da cidade de Taubaté esperam há 6 anos pela entrega do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), como também pela Unidade do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que estão sendo construídos pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura desse município. O valor das obras, que deveriam ser entregues em 12 meses, está estimado em aproximadamente R$ 10 milhões. O Deputado Estadual – Agente Federal Danilo Balas, após receber denúncias de obras paradas na região, esteve na sede do AME e constatou que a unidade está praticamente pronta para ser entregue à população. Porém, nada há de concreto sobre uma data certa para a inauguração desse Ambulatório, por parte do Governador João Doria.

Durante a sua fiscalização, o parlamentar constatou ainda que as obras para a construção da Unidade do Lucy Montoro estão inconcluídas e também estão totalmente paralisadas. Segundo Danilo Balas, as obras já deveriam ter sido entregues em 2016. Porém, durante a sua fiscalização, ele informou que se trata de total pouco-caso por parte das autoridades competentes, principalmente neste momento em que estamos vivendo, de total caos no sistema de saúde. O Deputado informou que, se o AME não for inaugurado logo, os aparelhos e instrumentos cirúrgicos correm grande risco de estragarem ou de vencerem, caso não sejam utilizados.

O espaço está praticamente pronto, porém, em meio à pandemia, o Governador João Doria (PSDB) retém os últimos detalhes para a inauguração do espaço e, com isso, prejudica o sistema público de saúde do município, que já vem sofrendo com as superlotações oriundas do grande número de pessoas contaminadas pela Covid-19.

“A demora está prejudicando as pessoas que aguardam por uma consulta ao especialista há meses. Se estivesse funcionando, os moradores da cidade e de outras 9 cidades da região poderiam realizar consultas, exames e cirurgias em um mesmo espaço”, diz o deputado. “Muitos ambulatórios deste tipo realizam milhares de procedimentos voltados à visão (oftalmologia), dermatologista etc. Hoje, sem este espaço, as pessoas aguardam por atendimento e, quando necessário, são obrigadas a estar nos mesmos hospitais onde estão internadas vítimas de Covid-19. Isso é um total absurdo”, afirma Danilo Balas.

Desde o início da pandemia, Taubaté já registrou mais de 19 mil confirmações de infectados, sendo que mais de 8 mil foram infectados apenas em janeiro e fevereiro deste ano. “Precisamos que o Governador tome uma atitude, e eu, como parlamentar, estou aqui para cobrar mais ações em prol do povo de Taubaté”, ressalta Danilo Balas.

O Deputado destacou que tomará todas as medidas necessárias junto ao Ministério Público do Estado, pois a população de Taubaté não pode ser refém de um governo que não respeita os princípios da Administração Pública, os quais são moralidade, eficiência, celeridade, entre outros.