Entre 7 de março de 2018 e 15 de abril de 2019, a Globo exibiu “Malhação: Vidas Brasileiras”, escrita por Patrícia Moretzsohn e protagonizada por Camila Morgado, no papel de Gabriela, uma professora que também procurava ajudar seus alunos em diversos problemas pessoais. A temporada em questão apostou na adaptação do roteiro de uma série canadense, 30 Vies(30 Vidas), de Fabienne Larouche, e pela primeira vez recorreu a um formato não-inédito. A experiência foi bem avaliada, internamente.
Dito isto, já há alguns dias corre a informação nos bastidores do Grupo Globo sobre o interesse da casa em, futuramente, avaliar outros roteiros de fora, para transformá-los em novelas tradicionais ou de duração reduzida (50 ou 60 capítulos), nesse caso, sob encomenda para a plataforma de streaming Globoplay. Um claro sinal de alerta aos nossos autores, cujos trabalhos já não empolgam como antes e são alvos de constantes críticas.
Essa possibilidade de se abrir ainda mais para o mercado internacional também pode estar ligada ao novo modelo de negócio do Grupo Globo, que inclui parcerias na dramaturgia com gigantes como a Sony Pictures Television. A “aquisição de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e ‘entretenimento’”, foi destacada em recente comunicado sobre a nova estrutura. A Globo ainda não se posiciona oficialmente sobre o assunto.
TV Tudo
Terra arrasada 1
Na sexta-feira, 22, chegou ao fim mais uma edição da “Mip Cancún” no México.
E com dezenas de produtoras brasileiras por lá, o assunto não poderia ser outro: a situação caótica da Ancine, a agência nacional do cinema, com os tantos projetos absolutamente parados.
Terra arrasada 2
O bloqueio da liberação de recursos tem levado, cada vez mais, produtoras a demitir profissionais. Segundo apuração dessas empresas, há R$ 1,5 bilhão em caixa esperando para entrar na economia brasileira.
Complicado ver um mercado que gera mais de 300 mil empregos nessa situação.
A Presepada
A Globo exibe dia 17 de dezembro, como parte de sua programação de fim de ano, o especial “A Presepada”. Segundo a emissora, o elenco e a equipe de produção são compostos por pernambucanos, e conta uma história leve e divertida ambientada na fictícia cidade Belém de Nazaré.
No programa, um jovem que, acusado de golpismo e estelionato, teve a sua vida transformada ao fugir da polícia e se passar por um frei em outra cidade.
Troca de esposas
O casal Rafael Ilha e Aline Kezh se prepara para mais um reality show na Record.
Depois do “Power Couple”, chegou a vez da nova temporada de “Troca de Esposas”, já em tempo de gravações.
Concluído
O humorista e apresentador Gustavo Mendes fechou mais uma temporada de gravações do programa “Xilindró”, do Multishow. Interpretando nova personagem, a diretora do presídio, Lázara Camburão, ele garantiu muitas risadas nos bastidores dos estúdios, no Rio.
Fininho
A propósito de Gustavo Mendes, ele já eliminou 60 quilos com a cirurgia bariátrica que realizou em agosto do ano passado.
“Ficar magro também ajuda na formação de personagens”, comenta o ator, que continua viajando pelo país com o espetáculo “Di Uma Vez Por Todas”.
Esperando
No SBT, oficialmente, nada se fala sobre segunda temporada do programa “Famílias Frente a Frente”.
Agora, se o fator comercial for colocado na balança, e mantidos os atuais patrocinadores, Tiago Abravanel e Endemol Shine já estão garantidos em 2020.
Animal em extinção
Os agentes de atores estão encontrando sérias dificuldades para fechar contratos longos (3 ou 4 anos) com TVs como Globo e Record. São raros os casos de sucesso porque o vínculo a perder de vista deixou de ser interessante para as emissoras.
Daí o interesse em manter apenas um número “estratégico” de talentos sob contrato.
Além disso
No campo da dramaturgia, por exemplo, a Globo simplesmente não tem concorrentes no país – e isso não é de hoje. O artista pode ir e voltar, que vai dar na mesma. Um desfalque não irá abalar o seu domínio, uma vez que sua estrutura sempre irá falar mais alto.
Veja o caso de Rodrigo Santoro, considerado uma estrela internacional. Quando quer fazer novela ele procura…a Globo. De qualquer forma, é sempre importante também elogiar os esforços de Record e SBT.
Contramão
Olha só que interessante. Enquanto muitos apontam demissões em um ou outro setor da Globo, a equipe do “Se Joga” recebeu reforços recentemente.
Existe o claro desejo em colocar o programa no trilho.
Lançamento
Lavínia Vlasak nos bastidores da novela “Bom Sucesso”, da Globo.
Nos próximos dias, Natasha, sua personagem, lança livro sobre moda pela editora Prado Monteiro.
(Crédito Victor Pollak / TV Globo)
Bate – Rebate
- Bosco Brasil assina o roteiro de “Dependentes”, série que estreia no canal Futura dia 27, às 23h, com direção de Marco Altberg…
- … Tema pouco debatido, a dependência química será discutida a partir dos conflitos vividos não só por quem é dependente, mas por quem convive com ele: o codependente…
- … A série terá 13 episódios de 26 minutos.
- Atores que trabalharam em “O Sétimo Guardião” poderão aparecer na lista de “A morte pode esperar”, na fila das sete da Globo…
- …Dan Stulbach é um desses casos.
- … Allan Fiterman, que dirigiu a novela do Aguinaldo, assinará direção artística de “A morte…”, escrita por Mauro Wilson.
- O canal Food Network estreia neste domingo, às 20h30, a terceira temporada de “Homem Vs Comida”.
- “Minha mãe é uma peça – 3”, com Paulo Gustavo, chegará aos cinemas em 26 de dezembro…
- …Também no elenco Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Herson Capri, Alexandra Richter, entre outros.
- Erika Januza vive Marina, uma tenista, em “Amor de Mãe”, novela que estreia nesta segunda-feira na Globo.
C´est fini
Em relação aos trabalhos de “Amor Sem Igual”, a Record encerrou ontem a primeira etapa de gravações em São Paulo.
E detalhe: antes, a ideia era fazer apenas essa “visita”. Agora, existe a possibilidade de o elenco gravar uma vez por mês em São Paulo. Tudo vai depender do orçamento.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!