Atividade gera empregos e renda para muitas famílias locais
A apicultura é uma atividade de grande importância econômica e ambiental, especialmente na região do Vale do Paraíba. Esta área, conhecida por sua rica biodiversidade, oferece condições ideais para a criação de abelhas e produção de mel de alta qualidade. Além de contribuir para a polinização de diversas culturas agrícolas, a apicultura também gera empregos e renda para muitas famílias locais.
No Vale do Paraíba, o Sebrae-SP e o Senar organizaram, em parceria com o Sindicato Rural de São José dos Campos, seis cursos com foco em apicultura. De julho a dezembro de 2024, os participantes aprenderam sobre implantação do apiário, produção de mel e aproveitamento de cera, produção de pólen, de geleia real e rainhas, de própolis e gestão e planejamento de apiário.
“A capacitação dos apicultores em boas práticas de manejo e comercialização, permite que eles alcancem novos mercados e aumentem sua produtividade. A profissionalização na apicultura, portanto, não só melhora a qualidade do mel produzido, mas também fortalece a economia local”, conta Iliussa Fernanda Azevedo, analista de negócios do Sebrae-SP.
O instrutor do Senar Bernardino Machado de Carvalho Júnior, há 33 anos no ramo, conta que o principal da apicultura é a polinização. “A partir dessa atividade, temos hoje possibilidade de gerar ações ambientais. Além disso, fomentar a produção de mel de qualidade, própolis e pólen, produzidos na nossa região. Fico muito honrado com a possibilidade de levar às pessoas produtos de qualidade da colmeia, com capacidade alimentícia e terapêutica.
Temos apiários sadios e trabalhamos com a abelha de ferrão, africanas, com hibridização com europeias, já de dentro do Brasil, atendendo a todos os cuidados para prevenir doenças. Sei que os alunos poderão ter boas colheitas em janeiro e fevereiro.
Fica o convite para que os interessados procurem o Senar e Sebrae para elevar a apicultura no Vale do Paraíba”, afirma.
“O curso foi ministrado por um excelente professor, que sabe ensinar com profundidade. A experiência foi enriquecedora, com conteúdo relevante. Além da parte teórica, colocamos a mão na massa e isso faz toda a diferença para aprendizagem e assimilação. Recomendo para todos os interessados em apicultura”, afirma o aluno Ricardo Navega.
Marinilson da Rosa, aposentado, que procurava algo para fazer na área agrícola, identificou a apicultura como algo próspero e procurou o Senar. “Adquiri muito conhecimento, com o nosso professor bem gabaritado, dono de apiário, super qualificado, que nos ajudou muito no aprendizado. Agora vamos colocar em prática em nossos apiários”, conclui.