Search
sexta-feira 15 novembro 2024
  • :
  • :

Curso de Captação de Recursos e Produção Executiva acontece em Jacareí

Moeté Filmes realizará cinco workshops sobre capacitação audiovisual por meio do projeto da websérie “Pensando Diferente – Os 4 Elementos”

A partir da ideia de estimular a discussão Ambiental por meio do Audiovisual, a produtora Moeté Filmes oferecerá formação audiovisual específica em meio ambiente de graça, em Jacareí. Ao todo serão 5 workshops. O primeiro será ministrado dia 3 de agosto pelo produtor e gestor cultural Digo Amazonas, no Cineteatro Sala Mário Lago, as 14h às 17h. O tema será sobre Captação de Recursos e Produção Executiva.

Os interessados em participar irão aprender como realizar um filme/projeto, desde a concepção artística até a execução (orçamento, montagem de equipe e produção). Paralelo à essas etapas, Digo explicará as diferentes possibilidades de captação de recursos como leis de incentivo, crowdfunding e patrocínio direto.

A iniciativa faz parte das etapas de produção da websérie “Pensando Diferente – Os 4 Elementos”. A produção contará com 4 episódios direcionados aos quatros elementos presentes na natureza: água, terra, ar e fogo.

O idealizador do projeto e produtor cultural, Daniel Paiva, contou que a ideia surgiu após um programa de estágio voluntário sobre pesquisa de meios de comunicação voltados para a área socioambiental, na Faculdade de Tecnologia de Jacareí. “Ao fim do estágio, comecei a escrita do projeto – indo além da pesquisa no voluntariado – contemplando formação cultura el técnica específica”, explicou, Paiva.

A primeira fase do projeto (workshops) envolverá profissionais com experiência no Audiovisual e engajados com a área do Meio Ambiente.

Digo Amazonas idealizou e coordenou o financiamento coletivo para o documentário “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, que chegou a marca de R$ 100 mil arrecadados, tornando-se referência nacional na categoria.

“Vou contar sobre a experiência no crowdfunding, mas, além disso vou explicar como utilizar um filme ou projeto como ferramenta de conscientização e mobilização por uma causa”, esclarece o produtor. Após o sucesso do financiamento coletivo de “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, Digo firmou uma parceria com o Catarse, quando a plataforma tinha apenas 2 anos de existência. Ele carrega, junto ao Catarse, mais de 50 projetos em todo o Brasil.

Digo Amazonas assinou projetos ao lado de grandes nomes do cinema, como a diretora do filme “Que Horas Ela Volta”, Anna Muylaert e hoje é Especialista de Inovação Social do Red Bull Amaphiko, programa global da marca Red Bull que apoia o desenvolvimento de pessoas que estão propondo soluções inovadoras para desafios sociais.

Serviço

O quê: Workshop de Produção Executiva e Captação de Recursos

Onde: Cineteatro Sala Mário Lago aos Sábados

Quando: 03/08

Horário: das 14h às 17h;

Entrada: gratuita

Faixa Etária: livre