Tradicional evento levará ao público shows de diferentes estilos musicais, além de gastronomia da região e atividades culturais e esportivas
O tempo de frio pede aconchego, comidas e bebidas que esquentam. Tudo isso em uma região serrana fica ainda melhor se tiver boa música. Esses são os ingredientes do 26° Festival de Inverno – Acordes na Serra que a Estância Climática de Cunha promove de 28 de junho a 28 de julho.
Para a edição deste ano, a Secretaria de Turismo e Cultura de Cunha preparou uma agenda variada que deve atrair cerca de 60 mil turistas para a cidade na alta temporada de inverno. A Praça da Matriz, onde ocorrerão os tradicionais shows ao ar livre, será o palco principal do Festival, mas outros locais da cidade, como a Capela da Santa Casa e a Casa do Artesão, também receberão atrações especiais.
Como a cidade é reconhecida pelo seu polo de artes, artesanato e cerâmica, a abertura do evento, em 28 de junho, será em grande estilo, às 19 horas, na Casa do Artesão com o lançamento do 1º Festival de Arte e Artesanato, exposição que ficará aberta até o fim de julho. Nessa abertura, o espaço também receberá as apresentações especiais da Folia do Divino e do Quarteto de Cordas Prestíssimo.
No mesmo dia, às 22 horas, haverá a abertura artística com a apresentação da Grande Banda do Sertão, no palco principal do evento, na Praça da Matriz.
Uma novidade no festival deste ano será a integração da prova ciclística Big Biker – Etapa Cunha, em 30 de junho, que se juntará à 2ª Corrida Noturna – Revolução de 1932, em 27 de julho (prova pedestre que teve início no ano passado). As duas atividades vão movimentar a cidade com atletas, torcedores e demais visitantes, que poderão acompanhar as largadas e chegadas.
Também, pela primeira vez dentro da programação do festival, a Lua na Luneta em Cunha, contará com a presença de astrônomos na cidade que darão palestras e levarão equipamentos para o público observar a lua e as estrelas. E para quem gosta de fotografia, a exposição IX Varal Fotográfico vai retratar a história e as belezas da cidade, a partir de fotos feitas por diversos autores-fotógrafos locais.
Agenda variada
Para esquentar e embalar os turistas e moradores de cidade, o palco principal, montado para o evento na Praça da Matriz, vai receber apresentações musicais de jazz, blues, folk, samba, pop rock, rock rural, MPB e sertanejo nos fins de semana, de sexta a domingo, e no feriado prolongado de 9 de julho.
Entre os destaques desta edição estão os shows de soul, de Frã Finamore (29 de junho); de blues, de Vasco Faé e Graça Cunha (5 de julho); de soul e blackmusic, de Madmen’s Clan (6 de julho);de hip hop, soul e reggae, de Lud Mazzucati e Banda (6 de julho) ; de homenagem a Raul Seixas, de Chico Salem(13 de julho); de samba, bossa nova e choro, do Grupo Madalena (19 de julho); e de uma releitura de rock rural, comTuia e Ana Vilela (27 de julho).
Além da atração internacional Alabama Mike, que vai embalar o público com muito blues, em 7 de julho; e dos artistas cunhenses, que mais uma vez são valorizados em sua cidade natal.
Já no primeiro domingo do evento, em 29 de junho, os turistas e moradores da cidade poderão prestigiar as apresentações das bandas Senteria e Água de Mina. Depois, até o fim do evento, haverá shows de Duo Manacá da Serra, Os Federais, João Galvão e Pedro e Jeferson.
Rica gastronomia
Cunha também é reconhecida por sua culinária diversificada em pratos doces e salgados feitos com ingredientes da região, como truta, pinhão, cordeiro, shitake e outros.
Durante o Festival de Inverno, variadas receitas preparadas com esses produtos poderão ser saboreadas na praça de alimentação, instalada próxima ao palco principal. Além disso, cardápios especialmente elaborados para a estação estarã ;o disponíveis nos restaurantes locais, dirigidos por chefs renomados e reconhecidos pela excelência e qualidade.
26º Festival de Inverno – Acordes na Serra
28 de junho (sexta)
19 horas – Abertura Oficial do Festival de Inverno na Casa do Artesão: 1° Festival de Arte e Artesanato; Apresentação da Folia do Divino e do Quarteto de Cordas Prestíssimo
21h30 – Grande Banda do Sertão (Proac)
29 de junho (sábado)
22h30 – Frã Finamore – Homenagem ao Soul
30 de junho (domingo)
8 horas – BigBiker – Etapa Cunha (largada no Ginásio de Esportes)
15 horas – Banda Senteria (atração cunhense)
21h30 – Banda Água de Mina (atração cunhense)
5 de julho (sexta)
21h30 – Vasco Faé – participação especial de Graça Cunha
6 de julho (sábado)
17 h às 23 h – Lua na Luneta em Cunha (Em frente à Igreja de São José da Boa Vista)
16 horas – Madmen’sClan
17 horas – Coral Bem Te Canto
22h30 – LudMazzucati e Banda
7 de julho (domingo)
15 horas – Bebé Salvego e Felipe Salvego
22h30 – Alabama Mike (atração internacional)
8 de julho (segunda)
17 horas – Duo Manacá da Serra (atração cunhense)
9 de julho (terça)
14 horas – Os Federais (atração cunhense)
12 de julho (sexta)
21h30 – Kashmir
13 de julho (sábado)
20 horas – Recital de Violão MPB – Rafael Schimidt (Capela da Santa Casa)
22h30 – Chico Salem – Raul Vivo
14 de julho (domingo)
15 horas – Marcinho Eiras
21h30 – Paula Marchesini
19 de julho (sexta)
10 h às 16h30 – 9ºVaral Fotográfico – Cunha para o Cunhense (Praça da Matriz)
20 horas – Quarteto de Cordas Pau Brasil (Capela da Santa Casa)
21h30 – Grupo Madalena
20 de julho (sábado)
10 h às 16h30 – 9º Varal Fotográfico – Cunha para o Cunhense (Praça da Matriz)
16 horas – Sianinhas (Proac)
22h30 – Marcelo Viola e Ricardo
21 de julho (domingo) – Dia da Festa do Divino
12 horas – João Galvão (atraçãocunhense)
15 horas – Pedro e Jeferson (atração cunhense)
21h30 – André Moraes e Banda
26 de julho (sexta)
21h30 – Peleco e Banda
27 de julho (sábado)
15 horas – Giliardi (Voz e Violão)
19 horas – 2ª Corrida Noturna – Revolução de 1932 (largada na Praça da Matriz)
22h30 – Tuia e Ana Vilela
28 de julho (domingo)
15 horas – Zilei Ribeiro – Projeto Acústico Groove Night
21h30 – Banda Vellin
Para mais informações acesse: http://www.cunha.sp.gov.br/