Search
sábado 16 novembro 2024
  • :
  • :

Cunha premia dupla sul-mato-grossense em Festival de Música Caipira

Evento revelou novas canções e valorizou as tradições regionais
Depois de 19 composições inéditas mostrarem seus acordes para o público da Estância Climática de Cunha, o 6º Festival Canta Violeiro premiou Rafael Henrique e Gustavo Neto, a dupla de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que encantou o júri e os presentes com a composição Festa no Céu.
O evento, encerrado em 17 de novembro, também premiou Bruno e Felipe, com Viola de Aroeira; e Evaldo Carvalho e Jaqueline, com Fivela de Alpaca, respectivamente 2º e 3º lugares. Tiveram destaque também Jorge Faustino, por aclamação popular; Pacheco e Chiquinho, com melhor música/letra; e Carlos Viola e Paraná, como melhor intérprete.
“Esse festival é muito importante para a manutenção e valorização do patrimônio cultural que é a música caipira. A última edição foi um sucesso e mais uma vez revelou belas canções e a criatividade dos compositores, autores e intérpretes de Cunha e de outras regiões do Brasil”, avalia Maria Cristina Paniza, presidente da Associação Viola Caipira de Cunha.
O Canta Violeiro, que tem o objetivo de incentivar a música caipira raiz, novos compositores e a criação musical, é uma iniciativa da Associação Viola Caipira de Cunha, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, produção da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Este ano, o evento recebeu, entre 15 e 17 de novembro, 19 composições de músicos de Cunha, de Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Lagoinha, Lorena, São José dos Campos e Tremembé, no Vale do Paraíba; de Cotia, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo, também no Estado de São Paulo; de Conceição dos Ouros, Elói Mendes, Monte Sião, Pouso Alto e Uberlândia, em Minas Gerais; e de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Eles foram avaliados por um júri composto por Arnaldo Freitas, violeiro do antigo programa Viola Minha Viola, da TV Cultura; Celso Silva, violonista, cantor, compositor, arranjador e organizador do Festival da Diversidade Cultural, de Guaratinguetá; Emerson Thomas, professor de viola caipira e violão nas oficinas culturais do Estado; Jamil Scatena, músico percussionista e assessor do gabinete da Secretária do Estado da Cultura; e Lenir Boldrin, coordenador musical do pro grama Sr. Brasil, de Rolando Boldrin, na TV Cultura.