Search
sexta-feira 3 janeiro 2025
  • :
  • :

Cruzeiro recebe 2500 escoteiros em acampamento estadual

Crianças entre 6,5 e 10 anos participarão de um grande evento nos dias 7, 8 e 9 de julho
A cidade de Cruzeiro receberá, entre os dias 7 e 9 de julho, um grande acampamento com escoteiros entre 6,5 e 10 anos, conhecidos como lobinhos. Cerca de 2500 crianças e jovens participarão do evento nas dependências do campus da Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro (ESEFIC).
Lobinhos de todo o estado de São Paulo vão participar de uma grande integração, cujo fundo de cena remete a um resgate histórico da região do Vale do Paraíba. Para que isto possa acontecer de forma divertida, foram elaborados quatro módulos de atrações, explorando os pontos turísticos da cidade.
Através de uma viagem pelo túnel da Mantiqueira, os lobinhos terão a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouquinho da história da Revolução Constitucionalista de 1932, pois estarão imersos em um dos principais cenários do episódio. Foi neste túnel, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, que algumas das principais batalhas da Revolução aconteceram.
O evento também possibilitará a vivência e o conhecimento da cultura local, explorando o resultado da intervenção do homem e do desenvolvimento científico na natureza. Os lobinhos serão divididos em bases, durante as quais poderão experimentar alimentos típicos, artesanatos, danças e desafios relacionados ao contexto regional, podendo escolher entre diversas oficinas.

Outro módulo possui o objetivo de conhecer e experimentar a cultura indígena dos habitantes do Brasil na época das bandeiras, de forma lúdica, com jogos, brincadeiras e trabalhos manuais. Em contraste, haverá o módulo Bandeirantes, com atividades de aventura, como tirolesa e falsa baiana, e outras atividades igualmente interessantes, onde os jovens poderão conhecer mais sobre os desafios enfrentados pelas expedições bandeirantes no interior do estado de São Paulo, em uma época em que a tecnologia era escassa e os riscos muito elevados.

A proposta educativa do Jangalcamp está fundamentada nos princípios do Movimento Escoteiro, contribuindo para a formação de pessoas comprometidas com a sociedade, que assumam responsabilidades na construção de um mundo melhor.

A atividade, além de ser um ambiente de amizade e integração, também será um espaço para informar, conscientizar e comprometer os jovens com ações e projetos concretos que ajudem na construção do mundo que almejamos.

Escotismo — O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumir seu próprio desenvolvimento e a se envolver com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O Escotismo acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), no Brasil representada pelos Escoteiros do Brasil, é o maior movimento de jovens do mundo, reunindo mais de 30 milhões de membros ao redor do planeta. Destes, cerca de 80 mil são brasileiros, divididos em mais de 1.100 grupos espalhados por todos os estados do país, sendo mais de 22 mil registrados só em São Paulo. Para conhecer mais sobre a instituição acesse www.escoteirossp.org.br

Links:

Sobre o Escotismo: goo.gl/ymOLqW

Vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=rI9mdj4ArwM

Como ser voluntário: http://www.escoteiros.org.br/voluntario/

Mapa com Grupos Escoteiros de São Paulo: http://bit.ly/mapaUELs

Serviço — Jangalcamp 2018

Data: 7 a 9 de julho de 2018

Local: Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro (ESEFIC)

Rua Doutor José Rodrigues Alves Sobrinho, 191, V. Celestina , Cruzeiro

Conheça um pouco mais sobre o local em: https://goo.gl/AOkBBZ