Apesar do esforço de boa parte dos conservadores brasileiros pela criação do partido ALIANÇA PELO BRASIL, acho que não vai rolar. Com a filiação do senador Flávio Bolsonaro ao PATRIOTA creio que se encerra o mistério e próximo a se filiar deve ser o presidente Bolsonaro. Na verdade isso já deveria ter acontecido em 2018 quando o PEN (Partido Ecológico Nacional) chegou a mudar de nome para Patriota para receber o então candidato Jair Bolsonaro que na última hora decidiu se filiar ao PSL.
EDUARDO DARÁ O SINAL.
Já era hora do presidente voltar ao jogo partidário já se passaram 30 meses de mandato. Caso se confirme o movimento em direção ao PATRI cerca de 30 deputados federais deverão deixar o PSL e migrar para o novo partido – mas a transição no caso dos federais é mais lenta para não colocarem o próprio mandato em risco. Nesse caso os deputados federais vão esperar o sinal do Dep. Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para se desligarem do partido pelo qual foram eleitos. Esse grande tremor nas camadas tectônicas da política, chegará aos estados e haverá mudanças na configuração da ALESC.
CHUMBO GROSSO II.
Agentes da policia Federal foram recebidos a tiros pelo filho do empresário amazonense Nilton Lins, suspeito de integrar um esquema de desvios de recursos federais destinados ao combate da Covid-19. Lins se abrigou no consulado da Suécia em Manaus . O mandato de busca foi assinado pelo Ministro do STJ (Superior Tribunal Federal) Francisco Falcão.
CASA DE FERREIRO …
…Espeto de pau. O presidente da CPI da Covid, Senador Omar Aziz (PSD-AM) recebeu secretamente o enroladíssimo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). Simultaneamente a P.F. entrava na residencia oficial do governador em Manaus e numa outra batida prendia o secretario estadual de saúde Marcellus Campelo.
Agora me digam qual a credibilidade desse Omar Aziz para investigar qualquer coisa relacionado a corrupção? Justo ele que ja teve até a esposa, Nejmi Aziz, presa por acusação de desvios de verbas públicas da (adivinha?) Saúde. É a raposa cuidando do galinheiro.
ATAQUE DE PELANCA.
O quase ex-governador de SP, Agripino Dória, com a popularidade em espiral descendente (ele aparece e num distante 4º lugar nas pesquisas) tão zeloso de sua elegância e refinada educação francesa, resolveu bancar o machão durante o discurso da Dep. Carla Zambelli na inauguração de conjunto habitacional na zona leste de SP. Aos gritos de ‘genocida’ deu um show de grosserias com a deputada, quebrando o protocolo e qualquer vestígio de educação. O curioso é que se tivesse mostrado essa coragem durante todo o mandato estaria em melhor situação frente aos paulistas – mas como parece que sua valentia se limita à mulheres desacompanhadas, tudo indica que vai ser o responsável pela quebra da hegemonia de 3 decadas do PSDB no governo paulista, talkei ?
A CHINA DEPENDE DO BRASIL.
No inicio de 2020 numa entrevista ao canal Terra Viva questionado sobre criticas feitas pelo Dep. Eduardo Bolsonaro à ditatura chinesa e quais retaliações eles poderiam nos impor, na medida que a China é o maior comprador de commodities do Brasil. Respondi: Nenhuma. O Brasil não depende da China e sim o contrário. O respaldo popular à ditadura chinesa é zero. Como ela se garante ¿ Com muita repressão e provendo segurança alimentar aos cidadãos. Nenhum pais do mundo pode prover a China de alimentos, na escala gigantesca que eles precisam, além do Brasil. Por isso caros leitores, podem ficar tranquilos porque a última nação do mundo que a China romperia relações seria o Brasil. Não porque eles tenham um apreço especial por nós mas porque é a nossa produção agropecuária que garante a estabilidade daquele regime autoritário.
CHUPA ESSA, MACRON!
Relatorio recente da ONU – Org. das Nações Unidas – o Brasil tem a maior rede de áreas (florestais) terrestres protegidas do mundo. Equivalente a 54% de todo território europeu. Na França não se chega nem a um terço desse percentual. E pensar que o presidente francês, Emmanuel Macron, aventou uma invasão ao Brasil para delírio da esquerda brasileira. Coitado, Macron tem problemas muito mais sérios para lidar como o descontrole da ‘minoria muçulmana’ em território francês e um clima de motim nas forças armadas a ponto de 124 generais e almirantes da reserva chegarem a cobrá-lo em carta aberta à imprensa daquele país.
HA HA HAI …HIHI…
Para tocar terror na Rede Globo, o presidente J. Bolsonaro aceitou o pedido de última hora da Confederação Sulamericana de Futebol e o Brasil será sede da Copa América no próximo mês. Não adiantou colocar seus principais nomes no Esporte, Galvão Bueno e Luis Roberto para protestar, a Copa vai rolar e será transmitida pelo SBT. Silvio Santos vem aí Lalá lalala…
RECIFE CHOVE DINHEIRO. (O SEU, É CLARO!)
Enquanto a CPI da Covid-19 no Senado debate o sexo dos anjos, a esbórnia com dinheiro federal nos estados continua. A prefeitura do Recife, administrada por socialistas fazem nove anos, nada em dinheiro (federal). Enquanto hospitais do Brasil inteiro sofrem com falta de itens para intubação dos pacientes mais graves de Covid, na capital pernambucana não tem crise. Só de um item, por exemplo, o tubo endotraqueal foram compradas 149 mil unidades, em um ano apenas 5 mil foram usadas – nesse ritmo levarão 59 anos para zerar os estoques. De outra peça do kit intubação, a cânula de traqueostomia, foram compradas 21.000 unidades, o seria suficiente para 5 anos. Mas a cereja do bolo é ‘tubo drenagem torácica’ foram adquiridos (sem licitação é claro) 35.000 o que levaria 723 anos para serem utilizadas. Estranho uma prefeitura de capital comprar equipamentos para sete séculos, não é? Não para CPI de Renan Calheiros, eles estão preocupados com a bula da cloroquina. Durma com esse barulho.
_________________________________
Eduardo Negrão é jornalista. Insta: @prof.eduardonegrao