Apesar de não apresentar ‘provas cabais de fraude’, o presidente apresentou indícios fortíssimos como o caso das eleições municipais em São Paulo em 2020 – onde após uma paralisação do sistema com menos de 0,39% dos votos apurados – depois de horas o resultados final mostrou que o resultado não mudou sequer uma casa decimal repetindo os números de 32%, 20%, 13% e 10% para os candidatos B. Covas, Guilherme Boulos, Marcio França e C. Russomano respectivamente. Esse alinhamento num universo de 9,1 milhões de eleitores, numa das cidades mais desiguais do planeta é estatisticamente impossível.
BOLSONARO ESTICA A CORDA.
O chefe do executivo ainda apresentou comportamentos inconsistentes das urnas durante a apuração das eleições presidenciais de 2018, em especial quando ele liderava com 49% e ainda faltavam ser apuradas 90% das urnas do sudeste, onde Bolsonaro obteve sua maior vitória, estranhamente ao invés de aumentar a distância para o 2º colocado, Haddad do PT, a diferença diminuiu !?! No dia seguinte deputados que apoiam o voto auditável estavam mais confiantes. Porém os ministros do STF e TSE preparam uma ofensiva contra o presidente. Resumindo caro leitor, a chapa vai esquentar.
PAULO GUEDES, O MANDALORIAN.
O ministro da economia recebeu uma homenagem inusitada da consultoria TRADERSCLUB – plataforma voltada para o mercado de ações – uma estátua em tamanho natural onde Guedes aparece caracterizado como o personagem da saga Star Wars, o Mandalorian. Na história o Mandalorian é um personagem misterioso, pragmático e resiliente. Nada mais justo, o sucesso de Guedes se reflete na Bovespa (B3) onde o índice pulou de 70.000 pontos em junho de 2018 para 121.800 em 30 de julho. Em plena pandemia o Brasil também bate recorde no saldo positivo da balança comercial, crescimento de emprego e todas as projeções apontam uma rápida recuperação da economia brasileira depois do cataclisma mundial causado pelo vírus chinês. A estátua custou R$ 40 mil reais.
OSVALDO EUSTÁQUIO FOI BRUTALIZADO!
O jornalista Oswaldo Eustáquio deu depoimento emocionante essa semana rádio Jovem Pan quando narrou sua inexplicável prisão (não havia sequer inquérito contra ele) e o tratamento bárbaro que ele recebeu na Penitenciaria da Papuda (DF). Apesar de não ter cometido crime contra a vida ou hediondo, ele recebeu tratamento como se fosse o mais vil dos facínoras. Pior, a covardia da grande imprensa brasileira, dos sindicatos e associações de jornalistas que também se calaram. Para aliviar sua consciência, essas instituições apelidaram o jornalista de ‘blogueiro’. Eustáquio é jornalista premiado, graduado pela Uninter de Curitiba com passagem pelo maior jornal do Paraná, Gazeta do Povo, chegou até a ser trainee da Globo. Ele jamais teve um blog.
JORNALISTA FICOU PARAPLÉGICO.
Oswaldo Eustáquio foi preso por ser investigado em inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura supostos atos antidemocráticos (seja lá o que for isso!) e sob a tutela do estado sofreu um acidente tão grave quanto suspeito; e ficou paraplégico depois de fraturar a vértebra T5 com séria lesão medular.
O jornalista, preso injustamente, entrou saudável e saiu de cadeira de rodas do presidio. E foi tudo em vão, logo após sua libertação, o esquisito ‘Inquérito dos Atos Antidemocráticos’ foi arquivado a pedido da Procuradoria Geral da República. Se serve de consolo, o PTB pretende lançar Oswaldo ao senado pelo Paraná com boas chances de vitória.
JOICE HASSELMANN – O MISTÉRIO AUMENTA…
A deputada Joice Hasselmann numa atitude ainda mais surpreendente contratou um dos criminalistas mais caros do Brasil, Dr Antonio C. A. Castro, o ‘Kakay’ (seus honorários são cobrados na casa dos milhões de reais). O que ninguém entendeu é porque ela, uma potencial vítima, precisaria de um advogado tão renomado. Geralmente quem contrata o jurista são réus como Paulo Maluf, José Dirceu e José Sarney. Outra dúvida é porque o marido da deputada, o neurologista Daniel França, não a encaminhou imediatamente para um hospital já que ela apresentava dentes quebrados, um profundo corte no queixo e CINCO fraturas na face, além de hematomas em várias regiões do corpo. Joice só foi para o hospital na terça-feira, sem a companhia do marido. Ou seja a parlamentar ficou 48 horas com essas graves lesões.
EDITORA RECORD SE ACOVARDOU.
O Grupo Editorial Record não renovou o contrato com o escritor Olavo de Carvalho. Apesar de ter vendido mais de 400 mil exemplares e gerado mais de R$ 24 milhões em receita para editora – é mais fácil encontrar um novo Neymar no futebol, do que um autor bestseller brasileiro. Apesar disso o CEO da Record, Rodrigo Lacerda disse que “o importante é que todos (os autores) sejam democráticos em seus modos de atuar”, e eu pensando que o papel do autor era escrever bem e vender muitos livros. O executivo também disse algo como ‘pluralidade e incentivo ao debate’. Agora entendi, deve ser a pluralidade que o ex presidente Fernando H. Cardoso prega, todos tem o direito de se manifestar desde que no final o PSDB ou o PT ganhem as eleições. Aproveito para reforçar a lista negra do publisher da Record para que ele não cometa o deslize de publicar algum autor “não democrático”. Anote: os americanos Mark Twain e Ezra Pound, os russos V. Nabokov, M. Gorki e Ayn Rand, o brasileiro Monteiro Lobato e o vencedor do Nobel de Literatura de 2019, o austríaco Peter Handle. Saudações tovarish Lacerda !
BRASIL CONGELOU!
As regiões sul, sudeste e parte do centro este viram os termômetros despencarem essa semana. Nevou em mais de 50 cidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A maior parte do estado de SP teve temperaturas entre 5º e 0º graus. Eu mesmo escrevo essa coluna encapotado com 3 agasalhos e dois dedos de Tullamore Dew, um triplo-malte irlandês que esquenta até a alma.
Eduardo Negrão é analista político. Instagram: prof.eduardonegrao