Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – Telona e telinha

Sou amante dos livros e cinema e quando se trata da telona ou telinha, muitos filmes, desenhos animados, HQs e etc…me marcaram. Como não sorrir nostálgico com o “Que a força esteja com você”, uma espécie de “Vai com Deus” na versão Jedi, dita pelo Han Solo em Star Wars. Ou então, o famoso “Meu nome é Bond, James Bond!”. Quem não lembra? Ah, gostaria de gritar, “Pelos poderes de Greyskull! Eu tenho a força!”, aí, arranco a misteriosa, e oculta, espada e me transformo em um paladino da justiça. Dá-lhe He-Man. Legal, mas talvez fosse problema, afinal, “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, já alertava o tio do Peter Parker em “Homem Aranha”, mas de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, veio “Ou você morre herói, ou vive o suficiente para se tornar o vilão”, oh, meu Deus do céu. Ah, e no Batman Begins ouvimos falar´, “Não é quem eu sou por dentro e sim o que faço é que me define” Uau! Bela frase, será verdadeira? Afinal, sabemos, é claro, que “A verdade é uma coisa bela e terrível, por isso deve ser tratada com grande cautela”, não é verdade? Essa é do “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, primeiro filme de uma das mais criativas franquias de filmes, Harry Potter, do qual sou fã incondicional. Haja imaginação pra J. K. Rowling. É tão fantástica que o Deus do trovão, Thor, único merecedor do poderoso Martelo, diria. “Por Asgard!”. U-hu! É de arrepiar esse Universo mágico da Marvel, simplesmente adoro. “Yabba Dabba Doo!”
Xiii…mas nem tudo é alegria não, afinal, já ouvimos na “Apolo 13” “Houston, nós temos um problema”. Calma, tá com medo? “Pede pra sair 01”! Oh, Tropa de Elite.

E sussurros apavorantes ao pé do ouvido, no filme “Iluminado”, baseado no livro homônimo do mestre do terror, Stephen King, te deixariam com mais medo ainda. “Venha querido, eu não vou te machucar”. Uuuuhh. Jesus Cristo! Que medo! E, para piorar tudo, o garotinho do “Sexto sentido”, confessa para o Bruce Willis, “Eu vejo pessoas Mortas”. Ah, tá de sacanagem, até hoje fico arrepiado de lembrar esse momento do filme e se os Zybellianos estivessem por perto, diriam “ET, Telefone, Casa”.

Esse, aliás, é um belo filme e essa frase, do pequeno e assustado E.T, foi um momento marcante na história dos cinemas. E até podemos dizer que “Algumas coisas são verdadeiras, acreditando nelas ou não”. Olha essa popular frase do filme “Cidade dos Anjos”. Será que sabiam dos ETs ou do Sexto Sentido? E por falar em Cidade, falemos agora da “Cidade de Deus”, a famosa frase quando Dadinho (o personagem) disse, todo raivoso, “Dadinho o caral.., meu nome é Zé Pequeno, por..!”. Gente, me perdoem, os palavrões são falas do filme, certo? Tem dúvida?

“Elementar, meu caro Watson”, são somente falas do filme…He He He He. Deixa pra lá, vamos em frente e para cima, como disse o arrogante e inocente astronauta do “Toy Story”: “Ao infinito, e além!”. Oh, “Meu precioso!” Olha gente, por favor, estou me referindo ao anel do maravilhoso “O Senhor dos Anéis”. Loucura demais esse filme e, por falar em loucura, o que dizer do “Mágico de Oz? “Totó, acho que não estamos mais no Kansas”. Quero deixar claro que esse Totó não é o meu cachorrinho, tá? É o cãozinho de estimação da menina Dorothy. E, nesse louco mundo de fantasias, me lembro de um clássico, “É um pássaro? Um avião? Não! É o Super-Homem!” U-hu! Curti muito esse filme. E, se o famoso Pernalonga encontrasse comigo, certamente me falaria sorrindo, “O que é que há, velhinho?”.

Ah, Pernalonga, sacanagem! Mas, quero você por perto, afinal, “O Poderoso Chefão” avisou que, “Mantenha seus amigos por perto, mas seus inimigos, mais perto ainda”. E num é isso? E Mel Gibson alertou no “Coração Valente”, “Eles podem tirar nossas vidas, mas nunca vão tirar nossa liberdade!” Eitaaaa! Gostei! E olha o Rei Leão, “Para conseguir o que quer, você deve olhar além do que você vê” ou, ainda, “Até onde o sol toca, é o nosso reino, mas a parte escura, onde o sol não toca, nunca vá”. Alertava o sábio Rei Leão para o jovem Simba. E já que estamos no Reino animal…Mogli, o menino lobo…soltou essa “A força da alcateia é o lobo, e a força do lobo é a alcateia”. E, tadinha da hiena pessimista, a Hardy, que sempre acha que tudo vai dar errado no desenho animado Lippy e Hardy,

“Oh vida… ó azar… eu sabia que não ia dar certo.”

Oh, meu Deus do céu. Haja pessimismo e sabendo que o espaço está acabando, “Está na hora de morfar”. Né, Power Rangers? O espaço acabou, então…”Hasta lá vista baby”.