Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – III Bienal Literária de Taubaté

E lá vamos nós, fazer o sonho se tornar realidade mais uma vez. Vem aí a 3° edição da Bienal Literária de Taubaté. A festa da cultura tem data para voltar, e, desta vez, com novidades. As duas primeiras edições, em 2019 e 2022 foram realizadas no mês de agosto e agora mudamos para o mês de novembro, nos dias 09 e 10. E, no horário, mais uma pequena alteração, será das 12h às 20H. E, nessa 3° edição, a casa da Bienal também mudou de endereço, agora vamos para o lindo, enorme, aconchegante e confortável prédio da Arquitetura, da Universidade de Taubaté, a UNITAU. E temos tudo para, mais uma vez, fazer uma grande Bienal.
É claro que não é fácil fazer uma Bienal, principalmente quando lembramos que não temos recursos, então, tudo é feito na raça, na vontade de fazer cultura e engrandecer Taubaté. Temos pouco apoio e a equipe da organização, 13 malucos, muitas vezes, gasta do seu próprio bolso para tentar fazer o seu melhor, para tentar deixar a Bienal mais bonita. É uma correria só atrás de patrocínios, de ajudas e etc…
E sabe o que é pior? Como tudo na vida, sabemos que não agradamos a todos, as reclamações sempre aparecem, em enxurrada. Críticas quando construtivas são sempre bem-vindas, mas são terríveis as críticas destrutivas. Ajudar a fazer é difícil, mas criticar e reclamar é muito fácil.
E, com certeza, haters e os do contra vão, é claro, logo, logo, dar a sua cara. Já consigo ouvir a velha, repetida e cansativa ladainha: “Não vai dar certo”; “Estão sonhando alto demais”; “Em Taubaté, nada dá certo”; “O pessoal que organiza a Bienal é muito amador”… e assim por diante, mas a cada Bienal, a cada ano que passa, a cada mês que passa, a cada dia que passa, mais e mais pessoas apoiam a Bienal e, cada vez mais, sufocam os haters.
O edital ainda não saiu, deve sair até o final de agosto, e o pessoal está animadíssimo e ansioso. Já querem informações, já querem fazer inscrições, já querem se cadastrar para se apresentar no palco da Bienal, e isso tudo é muito gostoso, é o combustível do comitê de Organização. É o que nos motiva.
E a III Bienal, assim como nas outras edições, terá, com certeza, perto de cento e cinquenta expositores e artistas, terá academias, de Taubaté e de quase todo o Vale do Paraíba, terá grupos literários e editoras de diversas regiões do estado de São Paulo e de outros estados. Como nas edições anteriores, certamente teremos expositores de quase todo o Brasil.
Teremos exposição e vendas de livros dos mais variados temas. E, principalmente, teremos diversos lançamentos. E, como não podia deixar de ser, a Bienal, como uma verdadeira festa da cultura, abre espaço para as outras artes e teremos, artistas plásticos com seus belos quadros e esculturas e, também, é claro, o pessoal do artesanato que, com sua arte, embeleza e enriquece a Bienal e anima o público.
Sem falar nas atividades de palco, sempre muito multiculturais. Vai ter muita diversão, muita cultura, muita arte e muita gente boa. Teremos teatro, shows de dança e musicais, contação de histórias, mesas redondas e, é claro, palestras, muitas palestras, dos mais diversos temas.
E, muito importante, nessa edição, a Bienal fará uma homenagem à uma grande amiga, proprietária de editora (meu livro infantil lancei com ela) e escritora de sucesso internacional, que nos deixou recentemente e foi morar com Jesus. O céu ganhou mais uma estrela e nós perdemos um grande ser humano.
Ela foi uma grande incentivadora das duas primeiras Bienais, veio de São Paulo, trazendo um grupo de grandes artistas e escritores e, principalmente, trazendo sua grande e iluminada energia. Uma entusiasta da Bienal e grande incentivadora da literatura e da cultura como um todo. Amava a cidade de Taubaté e seu grande e generoso sorriso nos faz muita falta.
Saudades Thaís Matarazzo, a III Bienal é para você.
III BIENAL LITERÁRIA DE TAUBATÉ, nos dias 09 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no prédio da Arquitetura, na praça da CTI.