Search
quarta-feira 27 novembro 2024
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – Grupos de whats, oh coisa chata

Olha, o coisinha chata que são os grupos de whatsapp, mas a culpa não é do aplicativo não, a culpa é de pessoas que simplesmente não sabem usá-lo. Acabam estragando aquilo que poderia ser muito útil. Deveria ser criado um curso de boas maneiras para grupos de whats.
Eu queria saber porque alguns insistem com os chatíssimos “Bom dia, Boa tarde e Boa noite”?
Imagine, você está em um grupo de trinta pessoas, então, um distinto resolve dar bom dia para o grupo, aí outros 15, 20 respondem também, “Bom dia”. Muito útil. Você entra no grupo e vê 15, 20 mensagens de bom dia. Muito agradável, muito prazeroso. E quando o irritante “Bom dia” vem acompanhado de figurinhas que vão lotando a memória do celular. Quando você percebe, o aparelho está travando.
Bom, tudo bem se era o combinado, não tem que reclamar, você fica se quiser, certo?
O problema é se o grupo é especifico para um assunto, não dá para sair, e insistem no que não é adequado. E aqueles que adoram correntes de tudo o que você pode imaginar.
Imagine o texto. “Mande essa oração para trinta dos seus contatos ou você terá uma tragédia na sua vida”! Ah, pelo amor de Deus gente!
E os que insistem nas conversas pessoais pelo grupo? Mas, por que não pode ser pelo pessoal? Não quero acompanhar conversas alheias, não me interessam.
Você coloca nas regras que é proibido religião, futebol, política, que é proibido vender e…? E? Tem sempre um infeliz para postar o que foi combinado que não deveria ser postado.
Dias atrás, fui inserido em um grupo, do qual nem pedi. Mas, tudo bem, vamos lá. No final do dia, fui dar uma olhada e havia 180 mensagens no grupo. É mole? Dá para acreditar?
Apaguei tudo sem ler e sai imediatamente do grupo.
Tem gente que manda mensagem de madrugada, ele está com insônia, mas eu não.
E nesse período de eleições municipais, então? Esquecem que o grupo não é para isso e que existe uma enorme diversidade de opiniões no grupo e ficam insistindo, insistindo, insistindo.
E não adianta avisar que o grupo não é para isso, sempre vai ter o infeliz que não tem assunto condizente com o grupo e que vai acabar postando o que não deve.
O que não entendo é que, hoje em dia, tem grupo para se discutir todo tipo de assunto.
Tem o grupo da família, todo mundo tem, né? Tem o grupo do bar, ideal para conversar sobre futebol. Tem o grupo dos amigos, participo de um que é verdadeiro clube do bolinha e tem postagens…hummm… digamos… picantes (para maiores de cinquenta ha ha ha), videozinhos e piadinhas, normalmente infames. Adolescentes de cinquenta anos não são fáceis não.
Tem o grupo da farmácia, ótimo para conversar sobre doenças, médicos, exames e etc…
Tem o grupo da escola, para postar sobre estudo, o grupo da fábrica ou escritório, para assuntos do trabalho. Ah, tem o grupo da política, e é ali que se deve postar sobre isso.
Tem o grupo da Cultura, para falar sobre o quê? Advinha? Será que é… cultura?
É o que deveria ser, né? Então…
Ali cabe assuntos sobre literatura (oba, esse é o meu preferido), teatro, artes plásticas, música, artesanato e etc… tanta coisa boa que pode ser postada, né?
Existe também aquele grupo que…bom, nem sei como definir, é o grupo das fofocas, das coisas inúteis, enfim, pode postar o que quiser. Tem o grupo do condomínio, da rua, do bairro, para assuntos de interesse dos moradores. Tem o grupo do Voley, do clube de xadrez, do clube das novelas, dos cinéfilos, da academia de musculação, do pilates, da natação, da academia de dança, grupo de quem gosta de mascar chiclete e muitos mais. Enfim…tem grupo de tudo que é tipo. Então, porque tem que colocar assuntos não condizentes com o tema do grupo?
Muitas vezes, são tantas mensagens fora do contexto do grupo, que você acaba perdendo informações importantes no meio de tudo isso.
Precisamos ser mais educados e usar os grupos de whats adequadamente.