E a II Bienal Literária de Taubaté vai, aos poucos, tomando forma.
No dia 01 de agosto, mais uma etapa concluída, encerramos as inscrições e tivemos um enorme crescimento. Teremos mais de 180 expositores e, entre eles, mais de 160 escritores de Taubaté, Vale do Paraíba, diversas cidades do interior de São Paulo e da capital, de muitos estados do Brasil e, também, do Distrito Federal.
Será uma verdadeira festa literária e o que é melhor, esse ano a festa terá a duração de três dias, sexta-feira – 26/08, sábado – 27/08 e domingo – 28/08. E teremos uma extensa grade de atividades durante os três dias de Bienal, teremos artistas e palestrantes se revezando no palco. Teremos shows de música de estilos variados, dança cigana, dança do ventre, sketches teatrais (de terror, de comédia, das rotinas do dia a dia e infantil). Teremos Sarau, oficinas criativas, oficinas de escrita infantil, Coral e vozes no encerramento do evento e muitas, muitas, muitas palestras, dos mais variados temas.
E uma curiosidade, o escritor(a) mais novo a se apresentar na Bienal, uma menininha, tem apenas nove anos. Nove!!! Dá para imaginar? Que coisa mais linda! É o que nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo.
Olha que maravilha é a cultura, a literatura…colocando crianças, adolescentes e jovens no caminho do bem.
E a Bienal dá oportunidade para que essas crianças, adolescentes e jovens se sintam valorizados, tem a oportunidade de mostrar o seu trabalho, o seu valor. Tem a oportunidade de mostrar que é um (a) Escritor (a).
E, se o mais novo tem nove, o que dizer do mais velho? Sabe quantos anos? Ah, só 105 anos. É isso mesmo, não leu errado não. Uma senhorinha de 105 anos lançou um livro recentemente e estará com a gente. E, sabe, no momento em que a filha dessa senhorinha soube que a inscrição da mãe havia sido aceita, ela chorou e, confesso, me emocionei também. É muito comovente saber que a Bienal pode provocar emoções como essa, fazer pessoas felizes e realizadas. Mostrar ao público que não existe idade para escrever, é bom demais.
E, olha, ainda teremos outra senhorinha, de 90 anos, lançando o seu livro na Bienal, olha isso.
Enquanto muitos se lamentam dos infortúnios da vida, vem essas senhoras e mostram que a vida é bela e que vale a pena lutar por ela.
Parabéns a todos os escritores e artistas que estarão na Bienal, e um parabéns especial, vai para essas senhoras (e outros com idade mais avançada) que nos mostram que idade não é barreira para ler e escrever, não é obstáculo para fazer literatura e ser feliz.
E outra situação que me deixou muito feliz é que teremos um garotinho com necessidades especiais. Com paralisia cerebral e com dificuldades motoras, ele escreveu um livro, publicou e estará com a gente nessa maravilhosa festa Literária da cidade de Taubaté.
Para escritores e artistas que se inscreveram, sejam bem vindos à nossa festa Literária.
Ah, a pergunta que não quer calar…e o poder público?
Oi? O que é isso? Poder público? Oi???
Então, mais uma vez estamos organizando, viabilizando, trabalhando, suando para produzir uma Bienal Literária sozinhos, sem qualquer ajuda do poder público.
Estamos incentivando a leitura, a escrita, a literatura como um todo. Estamos incentivando a cultura. Estamos dando oportunidade para escritores e artistas anônimos apresentarem seu trabalho. Estamos trazendo dinheiro para a cidade de Taubaté, afinal teremos escritores de várias partes do Brasil e eles utilizarão a rede hoteleira, eles usarão transportes na cidade, eles vão fazer suas refeições nos restaurantes da cidade, vão consumir e trazer dinheiro.
E, nem assim…, o poder público vê importância na Bienal. É uma pena!
Mas, o importante é que, mais uma vez, vamos fazer o sonho se tornar realidade.