Feriado de São Francisco das Chagas e a cidade parou, esvaziou, sumiu todo mundo. Ruas desertas, shoppings vazios, até padarias vazias e tudo isso, aliás, dá um soninho, uma preguicinha, uma vontade de ficar em casa assistindo um bom filme ou maratoneando séries das plataformas de streaming.
Será que é por isso que as ruas estão vazias?
Mas, não dá não. Feriado ou não, o trabalho me espera.
O vazio e silêncio são tantos que me questiono onde está todo mundo. Viajando? Em Ubatuba? Mas, viajar em um feriado perdido, em uma quarta-feira isolada? Será que o povo saiu para um simples bate e volta? Ah, esse não dá não, já fiz muito bate e volta e é sempre muito cansativo e, em geral, o que você “descansa”, aproveita ou passeia, não compensa o cansaço e sufoco. O tempo é sempre muito curto. São só gastos e cansaço.
Sei lá, mesmo que não fosse trabalhar nos plantões de venda, viajar no bate e volta não iria, preferiria ficar em casa assistindo filme, tomando café e comendo pipoca, ou, quem sabe, um bolo de milho ou de fubá. Tudo de bom.
Na verdade, nem gosto de viajar nos feriados, muita muvuca, estradas cheias, riscos de acidentes, trânsito “puxado” para ir às praias, filas nas padarias, supermercados e etc…
Bom, voltando ao silêncio das ruas de Taubaté, apesar das ruas desertas, ouvi dizer que na hora do almoço os restaurantes encheram e teve até filas de espera em alguns restaurantes.
Tudo normal, né? Cozinhar no feriado não dá não.
Mas, o que exatamente representa o 04 de outubro para Taubaté?
Poucas pessoas sabem, mas é um dos feriados municipais. O santo São Francisco das chagas é o padroeiro da cidade e as celebrações em sua homenagem ocorrem durante todo o dia em diversas regiões da cidade.
São Francisco, além de padroeiro de Taubaté e, talvez, de outras cidades, é também considerado o padroeiro dos animais e da ecologia segundo a tradição católica.
Ah, sim, o santo é padroeiro da cidade e daí vem o dia de descanso. Certo? Descanso somente para alguns, pois, nem todo mundo consegue tirar folga.
Existem serviços que não podem parar como de hospitais, UPAs, emergências, farmácias, alguns supermercados, padarias, polícia, bombeiros e…, e…, plantões de venda do mercado imobiliário que, aliás, é um ótimo dia para os negócios imobiliários. O povo aproveita a folga das empresas, de alguns comércios, escritórios e consultórios, para procurar aquele imóvel que vem namorando, desejando…
Enfim, assim vamos.
É uma pena que a bandidagem não tira nenhum dia de folga, aliás, eles até gostam dos feriados, do silêncio, das ruas vazias, ótimo para eles “trabalharem” sossegadamente. Coitadas das vítimas que cruzam o seu caminho. E eles sabem, tem consciência do quão fraco é nosso sistema judiciário. Sabem que, na maior parte das vezes, nem ficam presos por muito tempo e se forem menores de idade então, aí é que a coisa desanda de vez. Se prender o menor e você for levado à delegacia para fazer o boletim de ocorrências, certamente o bandidinho vai sair da delegacia primeiro que você.
Isso é o Brasil. Não sei lá como é lá fora, mas aqui…
Os memores de dezoito e maiores de dezesseis tem condições de votar até para presidente, mas não tem condições de responderem pelos seus atos.
Querem que os menores de idade tenham percepção e clareza suficientes para escolherem seu gênero, mas não podem responder por seus atos.
Mas, tudo bem…, eles só querem roubar o seu celular para comprar uma cervejinha, ou, quem sabe, uma drogazinha qualquer.
Na visão de alguns, o que é que tem de mais nisso?
Né?????