Search
quinta-feira 16 janeiro 2025
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – Falando da Lua

Há muitas falas, definições e discursos para nosso único satélite natural. É o quinto maior satélite natural em todo nosso sistema solar. Uau! Não há dúvidas, e todos concordam, que é muito importante para a nossa vida e, em seu nome, há teorias, mistérios, folclores, terror e até teorias de conspiração com a já tão esquisita questão se o homem foi realmente à lua? E aí vem os aficionados malucos da teoria da Terra plana e dizem que essa estória não passa de uma grande balela e que as imagens da descida do homem à lua, são, na verdade, imagens de um deserto qualquer nos Estados Unidos. Santo Deus! Respeito suas opiniões, mas convenhamos, até agora não vi uma prova cabal e científica da comprovação dessa teoria.

Bom, mas os românticos não estão nem aí para essa teoria doida e afirmam que a Lua existe para inspirar os apaixonados. E, os crédulos, por sua vez, tem certeza que a lua cheia desperta os lobisomens, uuuuu…que medo. Outros, mais práticos, dizem que a lua serve para iluminar as noites, já os intelectuais preferem a velha máxima de que a lua é a responsável pelas marés e muito mais. Que técnico e chique.

Porém, deixando de lado, crenças, interpretações científicas e teorias de conspiração, a vida acontece à nossa volta sem que nos demos contas das coisas relacionadas à Lua. Na maioria das vezes, nem sequer nos lembramos dela e não nos preocupamos se ela gira em torno da Terra ou não e sabe por quê?

Na nossa cabeça giram tantos problemas pessoais, financeiros, profissionais, médicos e tantos outros que nosso dia a dia não nos permite, sequer, lembrar que a Lua existe.
Alguém já vai dizer…”Mas, e daí? O que me importa a lua?”
Certo, tudo bem. Todo mundo tem direito à qualquer visão e ou interpretação.
Mas, talvez, as coisas sejam um pouco mais profundas. Não nos preocupamos com a lua e com tantos outros detalhes, aparentemente sem importância, no nosso dia a dia, simplesmente porque já temos muitas coisas para nos preocupar. Temos que nos preocupar se a inflação está alta, se o colesterol está alto, se o diabetes está alto, se o índice de gordura está alto, se o índice de violência está alto, se a pqp está baixa ou alta e, atualmente, com a pandemia, com a Covid, com a vacina e, claro, com o governo, com a oposição, com a mídia parcial, enfim…

E porque se preocupar se a Lua ilumina as noites se, afinal, temos luzes artificiais.
Não precisamos nos preocupar com os lobisomens, pois, temos ladrões, assassinos e políticos corruptos e também não nos preocupamos se a Lua inspira os apaixonados, afinal, são tantos casamentos desfeitos, que sucumbiram às traições e terminaram em brigas, disputas judiciais e até mesmo em crimes. São tantas paixões que se reduziram ao pó por causa de dificuldades financeiras, brigas, álcool, drogas e ciúmes.

A vida nos atropela, nos massacra, nos faz esquecer as coisas boas da vida e, mesmo com tudo isso, ainda tem gente que cuida mais da vida dos outros que da própria.

Esqueça dos outros e esqueça, um pouquinho, dos problemas da vida e viva a sua vida!
Observe e agradeça pelo nascer do sol, pelo pôr do sol, pelo vento, sol, chuva, frio, calor, observe a beleza da serra da Mantiqueira e nunca reclame. Apenas sorria e Viva!
Sorria sempre, agradeça sempre, seja feliz e nunca esqueça da lua, ela é linda.