Search
terça-feira 31 dezembro 2024
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – Erros e o Dia dos Pais

A minha intenção era publicar uma coluna para o dia dos pais na semana passada, porém, saiu “Mistérios da vida”, que, na verdade, era para essa semana, mas errei e enviei para o Jornal a coluna que seria dessa semana. Me confundi no momento de enviar e só percebi quando já publicada. Errei, sem dúvida.
Mas, tudo bem, faz parte. Eu consigo aceitar meus erros, todo mundo erra, certo?
Aliás, errar me mostra que sou normal e humano o que, de vez em quando, desconfio. Às vezes acho que sou meio fora da “casinha” ou meio alienígena, sei lá, vai que sou de uma parte escondida de Marte ou, talvez, de Zybellium, quem sabe?
Minha mãe diz que não, sempre fala que sou do planeta Terra mesmo, mas sabe como é, né? Mãe é mãe e sempre dá uma força pra gente.
Bom, mas não ia falar das mães e sim dos pais, então, parabéns (atrasado) à todos os papais.
Sei que sou um privilegiado, sou pai de um filho maravilhoso e tenho a bênção de ainda ter meu pai comigo, seu Dega, 94 anos de vida, lúcido, esperto e bravo, o véinho não é fácil não. ha ha ha ha. Mas, com orgulho afirmo que foi um homem trabalhador, de honestidade acima de qualquer prova e dedicado aos filhos. E, segundo dizem, bom de bola pra caramba, mas isso não passou para mim, infelizmente. Mas, foi ele quem moldou minha moral, meus princípios e minha ética e agradeço a meu Pai boa parte daquilo que sou.
Mas, voltando ao dia dos pais, posso dizer que sou muito grato por ainda poder dizer a meu pai que o amo. E sei também que, tristemente, nem todos ainda tem seus pais por aqui.
Ser pai é dádiva de Deus, um presente inestimável.
Ser pai, é mais do que ajudar a gerar uma criança. Ser pai é estar junto, é participar da vida do filho (a), é ser amigo nas horas certas, é ser rígido no momento necessário e fazer o trabalho difícil de educar. Ser pai é conversar sobre drogas, sobre sexo, sobre as armadilhas da vida.
É cobrar estudos, posturas, serviços. Ser pai, é dar exemplos, educação, princípios, moral.
É chegar do trabalho, esquecer o cansaço e brincar com os filhos. Ser pai é perder horas de sono, ler histórias e colocar para dormir. É levantar de madrugada para cuidar dos filhos e esquecer o horário de acordar para o trabalho.
Ser pai é jogar bola com ele ou ela, é brincar de carrinho, de casinha, é ensinar a empinar pipas, a andar de bicicleta. É levá-los na escolinha de futebol, no ballet, na escola, no colégio.
Ser pai é ser companheiro, conversar, ter muito diálogo, rir e chorar junto, é levar o (a) adolescente nas festas, ficar acordado e buscar na madrugada fria e escura e agradecer muito a Deus por poder levar e buscar e, também, porque estão voltando para casa.
Ser pai é participar da sua vida, levar o garoto para se alistar no exército, é levar meninos e meninas para o exame da habilitação. É levar para o vestibular, para as formaturas, participar de suas vitórias e apoiar suas derrotas.
Ser pai é orientar.
Ser pai não é fácil, se ilude quem imagina o contrário, é necessário compreensão, amor, diálogo, paciência e é necessário ser duro quando necessário sim.
Meu pai sempre cobrou minhas responsabilidades. Ser pai não é passar a mão na cabeça para erros seguidos, é obrigação dos pais preparar os filhos para a vida.
Mas, mais que tudo, ser pai é um compromisso com Deus. Um compromisso de que vai gerar, cuidar e dar amor.
E, lembrando, existem muitos pais que são também mães, assim como o inverso também. De qualquer maneira, a responsabilidade aumenta.
Sou filho e sou pai. Me orgulho muito e agradeço a Deus por isso.
Parabéns a todos os pais!