Search
quarta-feira 25 dezembro 2024
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – E se eu tivesse nascido na Terra? Segunda versão

Nossa, teria muito a lamentar, ainda bem que não nasci.

Já pensou, ter que conviver com atrocidades, estupros, corrupções, guerras cruéis, um país querendo dominar o outro, seja por meio de violência física, seja pela sua máquina de guerra, seja usando o poder das suas poderosas armas atômicas, seja pelo poder econômico?
Seria terrível.

Como que os terráqueos conseguem conviver com isso? Como conseguem viver sem paz?
Já pensou, dentro de um mesmo mundo, dentro de um mesmo planeta, países com tamanha desigualdade social, financeira e etc… Credo! Coitado dos terráqueos.

Já pensou nascer em um planeta onde impera a lei do mais forte, ou do mais rico?
Já imaginou nascer em um planeta com tamanha intolerância religiosa, com tanta discriminação, com tanto racismo? Já pensou nascer onde a cor da pele tem importância? Onde o fato de ser desse ou daquele país faz diferença? Seria horrível!

Pensa bem, imagine se eu tivesse nascido na terra e tivesse que conviver com o tráfico de drogas, com o consumo de drogas? Ah, não. Acho que eu não aceitaria. E o tráfico de armas? Contrabando de pessoas? Contrabando das mais variadas, revoltantes e perigosas coisas.
Meu Deus, não quero nem pensar nessa possibilidade. Ainda bem que não nasci na Terra.

Ah, mas é um planeta maravilhoso. Tem belas florestas, que ninguém queima. Tem mares e oceanos, maravilhosos onde não ocorrem caçadas implacáveis dos mais variados peixes e habitantes dos mares. Há rios caudalosos e limpos, onde não se encontra qualquer poluição e estão cheios de peixes. Há água limpa e tratada para toda a população do planeta. A atmosfera é tranquila, o ar é respirável, sem poluição. Ah, mas isso tudo é maravilhoso. A Terra é um bom planeta para se viver, não há monstros e tem comida para todos. Não precisa caçar, a comida já vem a sua mesa, enlatada e de qualidade. Não há conservantes, antioxidantes e nem alguns outros “antes” que possam fazer mal à saúde. Está vendo que beleza de planeta?

Sim. Verdade, você tem razão, o planeta Terra tem algumas coisas boas sim.
Mas, olha…, e se nascesse naquele país chamado Brasil?
Putz! Não basta nascer no planeta Terra e ainda tem que ser no Brasil? Aí já é demais!
Já pensou ter que viver em um país cuja educação é pífia, horrorosa? Professores mal pagos, escolas caindo pedaços, alunos mal-educados e violentos. Não. Não dá!

Já pensou não ter hospitais adequados? Não ter tratamento de saúde adequado? Não sei como os
Brasileiros aguentam isso. Já pensou marcar uma consulta para daí a dez meses? Que beleza!
Já pensou ser mal atendido em hospitais por funcionários mal pagos, descontentes?
Ainda bem que não nasci no Brasil. Já pensou nascer em um país onde o povo é mal-educado, violento, egoísta, grosseiro e por demais materialista? Coitados dos Brasileiros, ainda bem que não nasci lá. Já pensou, nascer em um local onde a segurança é zero? Crescer no meio da violência do Brasil? Como conseguir viver onde roubos, assaltos e assassinatos se tornaram rotineiros e ninguém liga mais. Simplesmente se rouba, se assalta, se mata e está tudo bem. Guerras de tráfico são normais, tiros perdidos de fuzil são comuns. Ah, mas pelo menos algumas balas são traçantes. Verdade, a noite fica bonito pra car***amba.

Pode imaginar nascer em um país corrupto? Ainda bem que, pelo menos, isso o Brasil não é.
Pelo menos corrupção não tem. Nunca ouvi falar. Já pensou se tivesse?
Já pensou ter que enfiar goela abaixo políticos que só pensam em seu próprio umbigo e nunca fazem nada que não traga benefícios próprios? Ah, credo!

Bom, pelo menos o país tem uma justiça justa, precisa, verdadeira, completamente cega, como o próprio símbolo demonstra, e nem um pouco tendenciosa. Uma justiça que não se vende, que não se corrompe e que não é ditatorial, né? Olha só como o Brasil tem coisas boas.
Tem matas, tem rios, tem florestas, tem boa temperatura, tem praias, sol, tem fio dental, tem carnaval e cerveja, tem futebol na segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo.

É um povo alegre, brincalhão, feliz com a própria infelicidade de ter nascido no Brasil.
Já pensou se eu tivesse nascido no Brasil? Ah, credo!