Search
sábado 25 janeiro 2025
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – E começou a Copa…

Supostamente uma copa para ricos, preços estratosféricos da rede hoteleira, restaurantes caríssimos, tudo cheirando a muito dinheiro. Ferraris, Lamborghinis e sheiks para todo lado.
Uma copa cheia de controvérsias, cheia de polêmicas e, pior, cheia de proibições…, será que tem algum “egg`s head” por lá? Oh, meu Deus do céu.

A própria FIFA deu um show de incompetência no extra campo, tentando ser autoritária, tentando proibições absurdas, fazendo o possível para tornar a Copa/22 em uma copa de exclusão. A FIFA, fora de seu tempo?
Tentou, tentou, fez o que pode, mas ainda assim, o que era esperado aconteceu. A excelente seleção Inglesa, que massacrou o Irã por 6×2, deu exemplo quando seus jogadores se ajoelharam em campo contra o racismo.

E, para piorar tudo, nem nos momentos de festa a coisa está indo bem. Vi uma reportagem, em um grande veículo de imprensa, em que uma mulher, que havia participado da “Fanfest” da Fifa, tradicional festa, foi surpreendida com um show de horrores. Muita gente na festa, aperto, pessoas espremidas esperando a abertura das tendas, gritos, empurrões, cotoveladas, correrias e…, pasmem…, conforme declaração dela mesma, “sentia mãos passeando pelo seu corpo”. E, ainda segundo seu depoimento, não havia o que fazer. Estava no meio da muvuca, no meio da multidão, ninguém para tira-la dali.

Isso é festa FIFA? Que decepção!
Então, e teve decepção até na solenidade de abertura que, na minha opinião, foi uma das mais fracas das últimas copas. Abertura xoxinha, xoxinha…
E começou a copa…

Com uma partida, na minha opinião decepcionante, o Equador ganhou dos donos da casa, que apresentaram um futebol de qualidade questionável, por 2×0.
E assim, está sendo a copa, escrevo essa coluna na terça-feira, 22/11, tivemos poucos jogos até agora, mas já deu pra ver dois resultados maravilhosos, a espetacular goleada da Inglaterra sobre o Irã (comentei lá em cima) e, o melhor de tudo, a espetacular, histórica e deliciosa virada da Arábia Saudita sobre os Hermanos…ha ha ha ha ha ha.

E, por aqui, no Brasil, essa está sendo a copa mais fria que já vi. Nada de ruas enfeitadas, nada de bandeiras nos carros, nas janelas e telhados das casas. E nem as belas tabelas coloridas da copa eu consegui. Tenho tabelas desde a copa de 1970.

Dá para dizer que o povo está muito desanimado. Até o momento, pouco tenho ouvido falar da copa. Talvez a coisa mude depois da estreia Brasileira, aliás, no dia em que estará sendo publicada essa coluna.
Nossa, como bom torcedor Brasileiro que sou, comemorei muito a derrota da Argentina para a Arabia Saudita e espero que a seleção Brasileira não me decepcione e não faça a alegria dos torcedores da Argentina.

Como estava dizendo, o povo está muito desanimado, nunca vi o torcedor Brasileiro tão distante da sua seleção, tão apático. Talvez seja ainda efeito das eleições, talvez seja o trágico 7×1, talvez a falta de grana, talvez seja o momento político brasileiro, talvez seja a instabilidade que passa o país nesse momento, não sei. São muitos talvez e só uma certeza, o povo brasileiro está diferente. Talvez o povo esteja despertando para a sua força, para o seu poder. E o povo tenta, só esperamos que a ditadura disfarçada de “alguns”, não sufoque o despertar da consciência e da raça do povo brasileiro, afinal, o povo acordou, aprendeu a questionar, aprendeu a exigir lisura, honestidade, transparência, aprendeu a brigar, aprendeu a valorizar o Brasil acima de tudo, afinal, acima de todos, só Deus.

O povo evoluiu, aprendeu muito. Só está faltando aprender a votar.
E vamos meu Brasil, o hexacampeonato nos espera e eu acredito!