É impressionante o que tem de bandidos no mundo virtual (tanto quanto na vida real) tentando, de todas as maneiras, enganar, roubar dinheiro e documentos ou levar vantagens de alguma maneira.
Seja por mensagens de celular, e-mail, redes sociais, enfim… Gente desprezível.
Já sofri várias tentativas de golpe através de “inocentes propostas”, mal intencionadas e ridículas. Tentativas de golpe tão absurdas que fico pensando como que alguém cai nesses golpes. E vemos desde de pessoas simples como também pessoas esclarecidas, bem informadas e, até mesmo, famosos como recentemente aconteceu com uma famosa e bem sucedida atriz global.
Para se ter uma ideia, por exemplo, já recebi vários “avisos”, vindos de algum estrangeiro que se dizia diretor ou CEO de alguma instituição internacional qualquer (conhecida ou inventada), informando que recebi milhões de dólares ou euros de herança. Para liberar esses “milhões”, pediam que informasse meus documentos, endereço e tudo mais e ainda diziam que eu precisava depositar um valor em reais (um valor pequeno comparado com o da tal “herança”), em torno de R$ 2.000,00, em uma conta bancária internacional, para liberação dos milhões.
E ainda esperavam que eu acreditasse…será que tem quem acredite?
E não foi uma ou duas vezes não, foram várias.
E na semana passada, recebi uma mensagem que havia um valor de R$ 289,90 para ser debitado na minha conta. Esse débito estava em análise pelo meu banco e caso não reconhecesse o valor, como sendo de algum pagamento, era para clicar no link que acompanhava a mensagem. E se eu clico no link?
Mentira, golpe, de pessoa que não trabalha, desonesta, que vive de enganar outros.
Existe um adjetivo perfeito para esse tipo de indivíduo, bandido!
E local de bandido é na cadeia. Um indivíduo dessa espécie, merece mofar na cadeia por, pelo menos, uns vinte anos sem direito aos absurdos de visita íntima e saidinhas. Se acontecesse isso, muitos pensariam melhor antes de se aventurar em desonestidades como essas.
Mas, o Brasil…, ah, esse meu Brasil. Bandido fica preso?
Esses seres desprezíveis enganam pessoas simples (e outros) que se iludem, acreditam, confiam e levam prejuízo, às vezes, perdendo as economias de uma vida. Revoltante.
Nossas leis são ridículas, moles demais, fáceis demais, brandas demais.
Se houvesse punições verdadeiras, exemplares, esses bandidos passariam o resto de suas vidas presos e livraria a sociedade de “coisas” como esses criminosos.
Até imagino que não acabaria de vez com o crime, mas diminuiria muito.
Mas, o problema começa em encontrar os estelionatários que, muitas vezes, até já estão presos e, de dentro da cadeia, conseguem orquestrar crimes como esse e outros mais.
Mas, que sistema é esse? Ninguém vê isso? Ninguém se incomoda? Já virou rotina e nos acostumamos a sofrer tentativas de golpe como esses e está tudo certo? E as autoridades?
Autoridade? Autoridade? Fazer alguma coisa? Onde?
Ah, é só uma tentativa de golpe. É só ficar esperto.
Como podemos conviver e aceitar coisas como essas? Ah, faça-me o favor!
Sem contar os estelionatários que estão soltos. Gostaria de saber como é que não se consegue prender essa gente? (Pelo menos, não ouvimos notícias e não ficamos sabendo).
Todo mundo recebe essas tentativas de golpes, porque é tão difícil rastrear essas pragas?
Apesar, de que adianta encontrar esses seres se depois a fraca justiça brasileira vai libertar, soltar, permitir saidinhas e, às vezes, a continuação de alguns crimes de dentro da cadeia?
Como dizia Renato Russo: ”Que País é esse?
A justiça é cega, mas começo a desconfiar que é cega demais.