Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – Cinquenta radares????

Pode isso Robson? Me diz aí…, é para controlar o trânsito ou para arrecadação? Tem até radares a 30 km/h? É sério isso? Claro que é, aqui no planeta XYPK é assim mesmo. Mas, mas…
Nada de mas. Não reclame, afinal, tudo pode piorar, pode vir por aí taxa de lixo, taxa de iluminação e até taxa por caminhar nas calçadas, afinal…está gastando as mesmas, né?
Sabe Deus o que pode vir por aí, e do jeito que a coisa anda, pode ter taxa por respirar na cidade, taxa por existir aqui. Ah, esse planeta XYPK, viu?

Gente, falando sério, é um absurdo esses radares na cidade, tem radar para todo lado, câmera e tudo o mais. Tem radar bem na descida do viaduto da Vila das Graças e é bem no “pé do viaduto”. Pegadinha? Produção de multas? Ah, faça-me o favor.
Ah, mas é para melhorar a segurança no trânsito.

Ah, sim, claro. Então porque não pinta as faixas das lombadas, por exemplo? Já pensou no perigo que representam lombadas sem faixas de alerta? Imagine a noite para as motos?
Porque não melhora o asfalto? Porque não coloca faixas de orientação adequadamente? Porque não coloca placas visíveis dos nomes das ruas?

Quantas vezes você está no trânsito e, de repente, o carro da frente freia com todo e entra em alguma rua que estava procurando? Mas cadê as placas??? Temos que adivinhar que rua entrar ou deixar para a última hora arriscando alguém entrar na traseira do carro? E, imagine quem não é de Taubaté? O sufoco que passa procurando algum lugar na cidade.

Ah, para de reclamar Robson. Tem o waze, o GPS, Google maps…, ah, é verdade.
E foram implantados cinquenta radares!!!!! Imagine o que na~o deve ter pela cidade?
Vão arrecadar bastante, mas quero deixar claro que não sou contra radares, desde que estejam com velocidades condizentes com a via. Agora, radares com velocidades máximas de 30 km/h??? E radares em descidas de viaduto???

Ah, tá de sacanagem, né?
Sabe o que tenho para dizer disso? PALHAÇADA!!!! E não é bordão, é só revolta mesmo.
Calma Robson, algo deve estar indo bem aí no planeta…, por exemplo, como está a saúde? Muito mal, obrigado. E a educação? Uma porcaria e todos sabem. E a cultura?

Oi? Cultura? Aqui? Kkkk, tá de brincadeira, né? Ouvi dizer que vai ter uma Bienal, organizada pela iniciativa privada, sem ajuda, sem apoio. Organizada na raça, na vontade, no desejo de fazer cultura nesse planeta. Cadê o poder público? Poder público? O quê? O que é isso?

Nossa. E a segurança? Como está? Sério que está me perguntando isso? Trânsito? Só por Deus. Cada dia pior! Calma. Pelo menos, a grana dessa arrecadação vai ser utilizada para benefícios da cidade.
Ah, sim. É verdade.

Convenhamos, o que vejo é um trânsito caótico, um lixo. Saúde e educação a desejar. Nossas ruas e avenidas esburacadas e mal sinalizadas.
Olha, tem uma praça, aqui no planeta XYPK, popularmente conhecida como “Praça da CTI”, que foi recapeada (nooossssa!!!!) e ficou um século sem sinalização. Ninguém entendia nada, não havia faixas de orientação e todo mundo ficava perdido. Todo mundo no meio das ruas no entorno da praça e era um verdadeiro salve-se quem puder.
Aliás, semana passada, dias finais do mês de julho, peguei carona em um ônibus espacial da NASA (sabe lá aqueles modernões cheios de tecnologias?) e desci na praça e ela continuava na mesma, sem sinalização no solo. Motoristas confusos, perdidos, desorientados…oh, beleza.

Viva a desordem nesse planeta.
Hummm…para de reclamar, o povo tá cheio da grana. Com o combustível nas alturas e esse monte de carros nas ruas? Vamos por radares e espremer mais um pouquinho.
E assim seguimos no planeta XYPK, lambanças atrás de lambanças.