Finalmente, com um ano de atraso, vai sair a II Bienal Literária de Taubaté.
Com datas confirmadas, 26, 27 e 28 de agosto de 2022, a Bienal vai crescer em dias esse ano e promete, no mínimo, repetir o enorme sucesso da I edição.
Se, em 2019, na I Bienal, tivemos apenas 2 dias, nessa segunda edição teremos três dias de festa literária.
Que saudades da Bienal!
Por causa da pandemia, no meio do sofrimento todo, para tristeza geral tivemos que adiar, duas vezes, a segunda edição.
Porém, agora, para nossa alegria e alívio, com a enorme (graças a Deus) redução dessa doença que tantas vidas ceifou, tantas famílias desestruturou, tanto sofrimento provocou, e que ainda provoca, é hora de tentar, pelo menos tentar, voltar ao nosso velho normal.
Sabemos que, infelizmente, algumas tristes feridas da Covid jamais serão curadas, mas é hora de respirar fundo e seguir adiante.
Os deliciosos eventos literários aos poucos vão voltando e começam a surgir aqui e ali e, é claro, Taubaté não poderia ficar de fora, então, vamos para nossa segunda edição dessa surpreendente festa literária que o grupo “Escritores de Taubaté” trouxe para nossa cidade e que, mais uma vez, acontecerá no aconchegante, belo e confortável shopping Via Vale Garden.
E como na primeira edição, teremos escritores do Brasil inteiro. Com presenças confirmadas (extraoficialmente), teremos representantes de estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e, é claro, de todo o estado de São Paulo, inclusive, capital. E o número de estados a serem representados deverá aumentar, uma vez que as inscrições serão abertas mais para frente, em primeiro de Julho.
E, provavelmente, seremos abrilhantados com a vinda de escritores internacionais, Angola e Portugal. E, quem sabe, até mais surpresas.
Para internacionalizar ainda mais nossa festa literária, provavelmente, teremos uma escritora Brasileira nos enriquecendo com uma palestra virtual, diretamente da Suécia, local de sua residência atual.
Como no evento anterior, a II Bienal, além da exposição e vendas de livros de todos estilos e para todas as idades, terá atrações para a criançada, palestras diversas, mesas de debate, shows de música, dança e teatro, além de vários lançamentos de livros de autores de Taubaté, região e de outros estados.
E, como um algo a mais, teremos exposição e vendas de quadros, esculturas e artesanatos.
Muita arte, muita cultura, muita literatura.
E, inovando, nessa edição, teremos concurso literário para os alunos das escolas da rede pública e particular.
Oh, Bienal. Por favor, chega logo.
O coração já acelera, dispara a adrenalina, cresce a ansiedade e a preocupação aumenta, claro. É um evento de grandes proporções e de imensa responsabilidade.
Mas, a curadoria da Bienal está preparada para o enorme desafio que tem pela frente e, mais uma vez, com muito trabalho, muita dedicação, muita entrega e uma imensa fé em Deus, vamos conseguir realizar uma grande festa literária.
E pensar que na primeira Bienal ouvimos muita gente dizer que não daria certo, que era apenas uma loucura, um delírio, apenas um sonho.
Pois é, deu certo. Lutamos muito, foi difícil superar tantas dificuldades, tantos obstáculos e o desafio se apresentou muito maior do que imaginávamos, mas conseguimos, o sonho se tornou realidade e foi um sucesso tão grande que lá vamos nós para a II Bienal Literária de Taubaté, lá vamos nós transformar a loucura, o delírio, o sonho… em realidade mais uma vez.
Que venha a segunda edição de nossa festa literária!
Que venha a Segunda Bienal Literária de Taubaté.