Quatro anos atrás decidi escrever um livro infantil. Sou escritor de litros de ficção e a escrita para crianças era um desafio, uma curiosidade, uma vontade.
Ideia na cabeça, lá fui eu escrever “Billy, o cavalinho voador”.
Livro escrito, historinha bonitinha, engraçadinha e divertida. Adorei a historinha, me senti orgulhoso. Escritor de livros de ficção, contos de terror, crônicas, textos e, agora, escritor de livro infantil, uau!
Hora de procurar um ilustrador para a capa do livro e desenhos nas páginas, afinal, livro infantil tem que ser bonito, colorido, e com muitos desenhos, certo? Conversei com o amigo Alexandre, grande ilustrador, e recebi desenhos maravilhosos, lindos, dignos do grande artista que é o Alexandre. Um deles seria a capa e os outros, acompanhando a historinha, ilustrariam o interior.
Texto e desenhos maravilhosos. Era hora de encontrar uma editora de qualidade para dar continuidade ao nível alto até o momento.
Foi então que me falaram de uma moça de São Paulo que tinha uma editora e que cuidava com carinho de cada produção de livro como se fosse seu. O nome dela? Thais Matarazzo.
Entrei em contato e a moça da capital, jornalista, atriz, escritora, editora, amante da literatura e apaixonada pela nossa cidade, me deu uma inesquecível e prazerosa aula de produção de livro. E, me lembro, fiquei impressionado com a paixão que ela demonstrava ao falar de livros. O prazer e a calma com que me explicava cada detalhe da produção de um livro. Foi surreal conversar com ela. Dias depois, nos encontramos no shopping Taubaté. Ela estava com o pai, um senhor simpático, de olhar inteligente e amigável, Sr. Gilberto Canteiro. Moça simpática, simples, delicada, dona de uma voz meiga e muito gentil. Apresentei a eles a história e os desenhos, os quais ela ficou encantada, acertamos os detalhes e eles levaram texto e desenhos para São Paulo para produzir o livro infantil. Nascia ali uma grande, sólida e deliciosa amizade com essa moça encantadora, de sorriso meigo, jeitinho doce, coração e competência gigantes.
Meu livro infantil ficou maravilhoso, gratidão eterna à Thais e seu pai.
E daí em diante foram muitos eventos literários em que participamos juntos, aqui em Taubaté e lá em São Paulo. Um que me ficou marcado na memória foi o festival Mário de Andrade.
E, por intermédio da Thais, tive a oportunidade de fazer grandes amigos na capital São Paulo.
Em 2019, quando fui um dos organizadores da 1° Bienal Literária de Taubaté, essa moça maravilhosa, esse ser humano do bem, essa escritora ímpar que, mais do que tudo, é dedicada à valorização da literatura, trouxe luz, alegria e energia para a Bienal e foi, sem dúvida alguma, o grande expoente do evento.
Estivemos juntos em outros eventos e tive o prazer e o orgulho de ser homenageado por ela.
Chegou a 2° Bienal e, mais uma vez, ela esteve aqui com toda sua energia e amor pela literatura, mesmo passando um momento difícil em sua vida, nunca permitiu que o sorriso no rosto e a gentileza a deixassem. Grande Thais. Ela se superou e foi a alegria do evento, dançou, fez teatro, organizou e participou de um sarau improvisado, expôs e vendeu os inúmeros livros de sua autoria e de sua editora. Simplesmente impressionante sua energia e alegria.
Muitos a admiravam e se espelhavam nessa energia e a Bienal de Taubaté, agradece eternamente o envolvimento dessa grande escritora e, para sempre, lembraremos de sua importância para a festa literária da cidade de Taubaté.
O quadro de saúde se agravou e, em janeiro, fomos surpreendidos ao saber que o céu receberia essa grande estrela. Ela foi brilhar em outra dimensão. Sabemos que está bem e feliz e que um dia a reencontraremos, mas sua presença física está fazendo, e para sempre vai fazer, muita falta. Jamais a literatura de Taubaté será a mesma.
E, nessa sexta-feira, 17/03/23, as academias de Taubaté (ATL e AVLA) e o grupo “Escritores de Taubaté” vão fazer uma homenagem mais que justa a essa grande parceira da literatura e da cidade de Taubaté.
Um sarau no “Mensageiros da amizade”, ao qual todos estão convidados.
Até breve, minha grande amiga Thais!