O Brasil lidera o ranking de cirurgias plásticas em jovens com idade entre 13 e 18 anos
Impulsionados por um ideal de beleza e a exposição nas redes — são os fatores apontados que contribuem para o aumento da busca por cirurgia plástica. Um estudo da Academia Americana de Cirurgia Facial, Plástica e Reconstrutiva revela que 55% dos cirurgiões plásticos faciais atenderam, em 2017, pacientes que fizeram procedimentos estéticos para aparecer melhor em fotos nas redes.
O último levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) aponta que o país lidera o ranking de cirurgias plásticas em jovens com idade entre 13 e 18 anos. Só em 2016, segundo o levantamento, foram feitos 97 mil procedimentos em jovens nessa faixa etária.
Entre as cirurgias mais procuradas, está o aumento da mama. Procedimento realizado por reparo em pessoas que apresentam mamas não desenvolvidas, ou com diminuição do volume devido à perda de peso, ou que, por estética, procuram ter um busto maior.
Existem inúmeros implantes e, diante da gama de opções, o mais comum é a prótese de silicone microtexturizada, aquela que contém em seu interior silicone em gel altamente coesivo. No que diz respeito aos formatos e tamanhos de implantes mamários, as opções também são muitas. Essas escolhas são feitas com o cirurgião antes do procedimento que pode durar de uma a duas horas. A internação é de 12h, com alta no mesmo dia.
Para corrigir o nariz, a rinoplastia é outro procedimento que tem grande procura nesse público, apesar da cirurgia demorar apenas cerca de uma a duas horas, após a correção, o inchaço tende a diminuir aos poucos, chegando mais à normalidade no sexto mês. De acordo com Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional — Cirurgia Plástica, por ser situado no centro do rosto, o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial, logo qualquer alteração na forma ou tamanho implica considerável mudança na estética da face.
Um dos fatores que contribuem para esse aumento é a maior flexibilidade de pagamento. Hoje, é possível parcelar a remuneração em locais como o Centro Nacional — Cirurgia Plástica, que funciona como uma assessoria administrativa, oferecendo crédito com condições especiais de pagamento: “O objetivo é oferecer ao paciente contrato de prestação de serviços, notas fiscais, tabelas diferenciadas para realização de exames pré-operatórios e agilizar o processo de internação hospitalar. Toda eficiência, transparência e qualidade alcançadas na área clínico-cirúrgica sendo alcançadas também na área administrativa”, explica Arnaldo Korn. Afinal, é necessário que saúde e estética caminhem juntas nesse processo.