Operação Padroeira antecede feriado com objetivo de garantir a segurança do público em Aparecida e municípios vizinhos
Após mais de dois anos sem realizar a sua maior festa, a cidade de Aparecida espera um público de mais de 150 mil pessoas durante as celebrações da padroeira do Brasil e santa que dá nome à cidade. Outras milhares de pessoas também devem passar por cidades vizinhas. Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores, turistas e romeiros, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza uma força-tarefa especial de fiscalização no Vale da Fé.
Entre os dias 3 e 7 de outubro, 10 agentes fiscais do Crea-SP percorrem os municípios de Aparecida, Guaratinguetá, Roseira, Potim e Cachoeira Paulista com a Operação Padroeira. A ação visa assegurar a presença de profissionais habilitados e registrados à frente de atividades técnicas de Engenharia, Agronomia e Geociências realizadas em empreendimentos da região.
“Aparecida já chegou a receber mais de 12 milhões de pessoas anualmente antes da pandemia e a tendência é que este número retorne com grande intensidade, principalmente devido ao feriado do dia 12. Nosso objetivo, então, é uma atuação em caráter orientativo e preventivo nesta força-tarefa e em tantas outras ações desenvolvidas durante todo o ano para contribuir para a segurança da sociedade e dos profissionais em atuação”, destaca a gerente regional do Crea-SP, Eng. Joana Borges.
Estão previstas cerca de 280 diligências. Durante a ação, os agentes fiscais identificados atuam em hotéis e obras de médio e grande porte, além de atender as demandas das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs) e as denúncias recebidas pelo Conselho.
Balanço de fiscalizações
Foram 292.257 operações nos últimos oito meses, um novo recorde que ultrapassou o total alcançado em 2021, de 291.234 ações. De 2015 a 2021, por exemplo, as operações aumentaram cerca de 900%, culminando no número histórico do ano passado. Para 2022, a meta é chegar a 400 mil ações.
Denúncia
O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.