Com apresentação e workshop, mais de 100 inspetores serão capacitados para auxiliar municípios no desenvolvimento de projetos sobre o tema
A próxima edição do Colégio de Inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) tem início nesta sexta-feira, 1º, em Taubaté. O encontro regional recebe os inspetores do Conselho para dar continuidade ao debate sobre cidades inteligentes. O objetivo é auxiliar os municípios na produção de diagnósticos para a efetivação de projetos nessa linha. A abertura será às 19h no Teatro do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social de Taubaté (Sedes), na rua Amador Bueno da Veiga, 220, Jardim Jaraguá.
Com a presença do presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, e do deputado estadual Sérgio Victor, na abertura do Colégio será apresentado um panorama da fiscalização do Conselho e o resultado da força-tarefa em Taubaté e região, que fiscalizou o exercício profissional em 25 municípios de 13 a 24 de setembro.
No sábado, 2, os mais de 100 inspetores presentes participarão de apresentação sobre cidades inteligentes conduzida pela doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos, Eng. Iara Negreiros. Sócia da Spin (Soluções Públicas Inteligentes), primeira consultoria voltada exclusivamente ao movimento das cidades inteligentes, Iara trará o conceito para os inspetores, que colocarão em prática o conhecimento adquirido em workshop sobre o tema.
Com isso, o Crea-SP contribui para fortalecer a presença da Engenharia, Agronomia e Geociências e acelerar as cidades inteligentes no Brasil. “Queremos incentivar as iniciativas que envolvem as cidades inteligentes, proporcionando aos nossos profissionais uma visão estratégica sobre a cidade que temos, a cidade que queremos e o que é preciso ser feito no curto, médio e longo prazo para torná-las mais humanas, eficientes, sustentáveis e inteligentes”, explica o Eng. Vinicius Marchese, presidente do Conselho.
Os inspetores são os profissionais voluntários designados pelo Conselho para, junto a suas comunidades, melhorar a eficiência da ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade. O Colégio de Inspetores é o Fórum Permanente, que tem como funções o aprimoramento dos inspetores, discussão e proposição de ações, elaboração de estratégias para melhoria das relações institucionais na sociedade, entre outros. Desta forma, o Colégio promove a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores, importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Os próximos Colégios de Inspetores estão previstos para acontecer em Mogi Guaçu, de 22 a 23 de outubro, e em Catanduva, de 5 a 6 de novembro. O resultado das discussões fomentadas será compartilhado com autoridades e instituições das demais regiões do Estado.