Search
sexta-feira 15 novembro 2024
  • :
  • :

Copa do Mundo e Dia dos Namorados devem impulsionar o comércio na região

Levantamento do Sincovat mostra que eventos devem elevar as vendas em até 7%; queda na temperatura também promete ajudar o varejo de roupas e calçados
A menos de um mês do início da Copa do Mundo, a expectativa é que o evento esportivo mais aguardado do planeta, mesmo à distância, influencie diretamente o comércio da região. Segundo um estudo realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), setores como supermercados, lojas de materiais esportivos, bares e restaurantes, escolinhas de futebol e eletroeletrônicos, terão impactos diretos com a bola rolando lá na Rússia.
No entanto, diversas ações de marketing relacionadas ao mundial deverão ser usadas pelos lojistas. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que três em cada dez (33%) micro e pequenos empresários dos ramos do comércio e serviços estimam que as vendas dos setores como um todo aumentem no período dos jogos.
Além disso, mais uma importante data para o varejo se aproxima: o Dia dos Namorados, que este ano promete ser verde e amarelo. “De quatro em quatro anos, período em que acontece a Copa do Mundo, percebemos bastante a influencia do mundial no Dia dos Namorados. Muitos presentes são relacionados a Seleção Brasileira. Há um apelo emocional diferente. O país todo entra no clima”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat.
Para a região, Dan acredita em um aumento de até 7% nas vendas nesse período, com relação a 2017. “O Dia das Mães já foi positivo – crescimento de 4%. Agora, temos o Dia dos Namorados e a Copa juntos. Acreditamos que o varejo vai se recuperar nesses próximos meses”, comenta.
Outro fator que deve ajudar no crescimento das vendas é a queda na temperatura. Com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, os termômetros devem cair de 2 a 3 graus nas próximas semanas na Região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), as máximas devem ficar próximas a 24 graus e as mínimas, a 14 graus. Já na Serra da Mantiqueira, os termômetros devem marcar temperaturas ainda mais baixas, com mínimas de 7 graus e máximas de 20.
“O frio sempre ajuda a movimentar o comércio, principalmente na busca por blusas, calçados, cobertores e até casas de chãs e cafés. É um componente importante para comemorarmos”, diz o presidente do Sincovat.