Search
quarta-feira 27 novembro 2024
  • :
  • :

Considerações sobre “Um sacerdote espírita”

• Roni Ricardo Osorio Maia – Volta Redonda/RJ
É de uma leveza e ao mesmo tempo profundidade todo o relato que o amigo Orson nos proporcionou em sua obra.
Lado a lado com o texto de Amália Domingo Soler o escritor se manteve com enorme sensibilidade, fora isso, não teríamos o entrelaçamento de ideias e sentimentos em cada viés apresentado pelo caríssimo contemporâneo de nossa geração.
Orson, além de ¬ dedigno aos postulados deixados por Kardec, foi e é capaz de levar o leitor a mergulhar em si e pensar: que grandeza de alma todos nós a trazemos! Padre Germano também era falível com agruras peculiares a todo ser humano nesse mundo de provas e expiações! Inclusive, ele era órfão, a ponto de se expor com enorme carência e nem por isso deixou de socorrer ¬filhos e mães.
Que escritos eloquentes! Capazes de nos fazer flutuar por horas como se boiássemos em um grande lago paradisíaco, após refletirmos sobre o que é alteridade no menor sentido da palavra. O nosso prezado Orson já o fez noutras obras com destreza e técnica que lhes são peculiares como escritor e orador; e, o próprio nos encantou com os livros Dois Gigantes do Espiritismo: Cairbar Schutel e Yvonne Pereira e Diante da Vida com Chico Xavier.
Parabéns Orson! Estamos felizes por você e seu trabalho digno, enaltecedor dos postulados kardequianos, nossa base – Kardec deve e precisa ser sempre pontuada, pautada e divulgada seja pela letra ou pela fala.
Que satisfação estarmos contigo nessa estada reencarnatória, convivermos numa mesma época, possuirmos a mesma idade e quis o destino, desde 2000, quando o assistimos em Volta Redonda (RJ), na sua primeira palestra aqui, na então, Sociedade Espírita Seguidores do Cristo e, gentilmente, nos recebeu no final da exposição doutrinária, juntamente à nossa esposa que naquele tempo era uma tarefeira daquela instituição espírita.
E destacamos que, não há quem não se emocionará com cada história de Padre Germano nas seleções para o livro, em questão, certamente muito bem inspirado pelo plano espiritual que assessorou nosso querido companheiro de Matão (SP), em mais uma obra espírita, de estudo e profícuas meditações.
Lemos a destacada obra Memórias do Padre Germano há muitos anos, sem nos lembrarmos em qual época, o livro nos fora emprestado por amiga espírita, as páginas eram amareladas e estavam soltas e tínhamos o maior zelo para não avariá-lo ainda mais.
Acreditamos que, Um sacerdote espírita com reflexões sobre Padre Germano fará muito bem a quem desejar excelência em estudo espírita.
CARRARA. Orson Peter. Um sacerdote espírita. 1 ed. Araras: IDE, 2016.
Orson Peter. Dois Gigantes do Espiritismo. 1 ed. Barra Bonita: Solidum, 2012.
Orson Peter. Diante da Vida com Chico Xavier. 1 ed. Araras: IDE, 2016.