No último sábado, dia 13, o Departamento de Engenharia Civil da Unitau sediou a 3ª edição do Concurso de Pontes. Oito equipes, formadas por alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, participaram da atividade.
Como funciona?
O objetivo da competição é desenvolver um modelo de uma ponte utilizando materiais como adesivo instantâneo, cola de isopor, varetas de madeira e linha de algodão. Os critérios de avaliação são: a execução, a arquitetura, o consumo de material e o seguimento do cronograma. Além de desenvolver uma impressão AutoCAD e um memorial descritivo da construção.
“O concurso promove a integração dos alunos. Além da experiência, faz com que eles troquem conhecimento e aprendam de uma forma mais dinâmica”, explica o Prof. Me. Gerson Geraldo Mendes Faria, coordenador do concurso.
O trabalho em equipe
A edição deste ano aconteceu em duas etapas: a apresentação dos projetos e a montagem das pontes. Participaram oito equipes com seis integrantes cada incluindo os alunos dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura
A equipe Ponte de Arco ficou em primeiro lugar.
“Foi à primeira vez que participamos e a sensação foi de dever cumprido. O concurso mostra como é gratificante o trabalho em equipe e como é bom colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo desses semestres”, ressalta Nathália Oliveira aluna do 9º semestre de Engenharia Civil.–